Folha de Pernambuco recebe homenagem da Câmara do Recife
Diretores, editores, repórteres e a equipe administrativa do jornal acompanharam a solenidade
A Folha de Pernambuco recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira (14). Diretores, editores, repórteres e a equipe administrativa do jornal acompanharam a solenidade de homenagem. Mahatma Costa, campeão mundial de acordeon, garantiu a trilha sonora do momento com uma prévia do São João e um pouco de forró.
A homenagem foi proposta pelo vereador Almir Fernando, em reconhecimento pela importância do jornal, que completou 25 anos no último 3 de abril. Em seu discurso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou as mudanças que aconteceram com o decorrer dos anos no jornal, como a forma de abordagem de temas policiais e o formato prático de seu jornal impresso.
O diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi, falou em seu discurso sobre a importância da Folha para a imprensa pernambucana nas quase três últimas décadas. Lembrou também de como a Folha de Pernambuco se tornou rapidamente um sucesso editorial e comercial nos primeiros anos e que, graças ao espírito empreendedor do seu presidente e colaboradores, a história do jornal ganhou capítulos que fizeram do veículo uma obra em constante transformação.
“Foi inclusiva ao incorporar ao universo de leitores um público que até então estava invisível; democrática, ao trazer para o debate diferentes perspectivas, abrindo espaços e incentivando convivência do contraditória; inovadora, ao desenvolver, ao longo desses 25 anos, várias estratégias para produzir e divulgar informação; e inquieta, ao praticar constantemente a conciliação do jornalismo com a tecnologia e as narrativas digitais”, listou Pugliesi, referindo-se ao jornal.
Diretor operacional da Folha de Pernambuco, José Américo comentou sobre o trabalho feito no jornal.
"Trabalhar na Folha é muito importante, e receber esse reconhecimento fala muito sobre o que realizamos com esse trabalho", disse Américo.
Durante a homenagem foi exibido um vídeo comemorativo sobre os 25 anos da Folha de Pernambuco com o lema "Se é fato, é Folha".
"Agradeço ao vereador e amigo Romerinho Jatobá, amigo de longas datas, sempre um líder e muito me orgulho de nossa amizade. Agradeço ao Vereador Almir Fernando, agradeço em nome da Folha de Pernambuco, na pessoa do meu pai, Eduardo Monteiro, que tenho a honra de representar. A Folha nasceu nos meus 12 anos de idade, me lembro que empresarialmente viviamos uma fase de grande luta, meu avô e lideranças que acompanham ele até hoje, nosso grupo carregam essa marca... e me lembro que, mesmo sendo uma fase muito desafiadora, estamos falando do ano de 1998, meu pai conseguiu fincar a pedra fundamental da Folha. O que fez o Jornal caminhar e hoje ser essa grande rede de noticiários, através não só do impresso mas também do site Folhape, rede Instagram, facebook , rádio e especiais sem sombra de dúvidas se deve a essa relação sempre com a verdade , a clareza das informações, combate à fake News e respeito ao trabalho que nossos amigos políticos desempenham em nosso pais, representando o nosso Estado. Que daqui a 25 anos esteja meu filho, Eduardo Neto, que carrega o nome do meu pai, de quem muito me orgulho, contando com orgulho essa jornada e relação próxima e afinada com nossos representantes lideranças que atravessam gerações políticas", comentou Leonardo Monteiro, diretor do grupo EQM.
Leusa Santos, editora geral da Folha de Pernambuco, comentou sobre as etapas de crescimento do jornal.
"Eu cresci muito aqui, comecei como repórter, hoje estou na editoria geral, e é uma sucessão de aprendizados. A gente aprende muito um com o outro, a gente se supera, a gente inova", afirmou a editora geral.
Também presente na homenagem, Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar/PE e 3° vice-presidente da Fiepe, comentou sobre a pluralidade do jornalismo feito pela Folha.
"A Folha de Pernambuco, desde 1998, tem um papel plural, um papel que resultou no aumento de mercado em Pernambuco, induzindo a melhoria da segurança em Pernambuco com um jornalismo de qualidade que abrange também o agronegócio em Pernambuco. Fazendo as coberturas precisas sobre o agronegócio em Pernambuco".
João Targino, juiz assessor especial da presidência do TJPE, que se fez presente na celebração, revelou que possui a primeira edição do jornal Folha de Pernambuco.
"Eu tenho a edição número um do jornal, de três de abril de 1998. E pude ver, ao longo da trajetória, toda a evolução desse veículo de comunicação tão dinâmico, tão sério, que preza pelo jornalismo de ponta. Então é um presente para o povo de Pernambuco ver a Folha chegar aos 25 anos", contou Targino.
Hilda Bastos, gerente de relações trabalhistas da Folha de Pernambuco, está com a empresa desde a sua fundação e lembrou o início de carreira do Jornal.
"No início, muitos achavam que não ia dar certo, até porque a Folha estava concorrendo com dois grandes jornais. E hoje estamos aqui, recebendo a homenagem para a Folha de Pernambuco com muito carinho. Eu deduzo que vai ter mais uns vinte e cinco anos pela frente, guiados por um bom empresário que é Eduardo Monteiro", contou.