Logo Folha de Pernambuco

"Gastem e depois deem uma banana pra eles", diz Lula sobre o Auxílio Brasil

O pré-candidato a presidente discursou no palco da Arena 13, em Garanhuns

Divulgação

Em seu discurso,que durou aproximadamente meia hora, no palco da Arena 13, em Garanhuns, o pré-candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o povo deve usar o Auxílio Brasil - que após a PEC apresentada pelo governo federal aumentou de R$ 200 para R4 600. "Gastem e depois deem uma banana pra eles"

Criticou a inflação. Afirmou que o valor da gasolina é uma vergonha. Lembrou ter aprendido com a mãe. "Não fico de nariz empinado, mas de cabeça erguida."

Prometeu dar dignidade à população. "Nosso povo vai voltar a comer três vezes por dia. Não é possível que uma pessoa coma dez pães por dia e outra passe dez dias pra poder comer um pão. Esse país não vai ver mais o desmatamento que eles estão fazendo"

Lula disse preocupar-se com o nível de aprendizagem nas escolas, especialmente naquelas em que há alunos de níveis sociais diferentes. "A professora dá uma aula de 45 minutos e não sabe se todas as crianças aprenderam. Quem tem uma mãe preparada chega em casa e tem o reforço naquilo que a professora ensina. E quem não tem mãe nem pai preparados e sai sem saber e volta sem saber."

O pré-cadndiato pediu aos presentes que fizessem a sequência do ato em Garanhuns até o dia 2 de outubro (dia da eleição) e guardassem o que ouviram. "Dizem que quando a gente fala uma vez e as pessoas não entendem , elas são burras. Dizem que quando você fala uma segunda vez e as pessoas continuam não entendendo, elas são burras. Mas quando você fala a terceira vez e as pessoas não entendem, quem é burro é quem está falando"

Disse estar motivado e disposto a mudar o cenário brasileiro "Tenho 76 anos com cara de 30 e 87 quilos de alegria e acordo todo dia agradecendo a Deus por ter vivido o dia anterior e pedindo forças para viver o dia seguinte. "Eu acordo todo dia de manhã com uma mulher bonita do meu lado e por quem estou apaixonado. Se tem um homem motivado ele está aqui com um microfone nas mãos, falando pra vocês", disse Lula para justificar a disposição de fazer campanha e vencer as eleições. "Sou apaixonado não apenas pela Janja, mas por vocês e pelo Brasil",enfatizou. "Acreditem, eu tenho uma causa. A gente está junto para enfrentar Bolsonaro. Para derrotá-lo"

Na metade de sua fala, Janja dirigiu-se com um boné e colocou em sua cabeça para protegê-lo do Sol. Fazia 21 graus em Garanhuns na hora do seu pronunciamento.

Logo no começo do discurso, alguém da plateia jogou um chapéu de couro e ele colocou na cabeça, tirando rapidamente em seguida. Em outro momento jogaram também uma almofada em forma de Lula. "Eu já ganhei uma lula, Alckmin. Falta só o chuchu agora", brincou com o pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, conhecido pela pouca simpatia com a população. 

 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter