Gestão Raquel Lyra recebeu cinco prêmios em 2021, além de liderar rankings nacionais

O projeto da Via Parque foi responsável por dois prêmios nacionais

O ano de 2021 foi desafiador para a Prefeitura de Caruaru, mas também de muitos reconhecimentos. Entre prêmios recebidos e bons posicionamentos em rankings nacionais, a Capital do Agreste ocupou posição de destaque em Pernambuco. Só de prêmios, a cidade acumulou cinco títulos ao longo do ano.

Para a Prefeita Raquel Lyra, todos os reconhecimentos são frutos do trabalho focado na população de Caruaru. “Cada prêmio recebido e destaque em ranking que tivemos ao longo deste ano tão desafiador traduzem um pouco de todos os esforços que foram feitos, não só por mim, mas por um grande time de trabalhadores que acordam bem cedo e vão dormir bem tarde para transformar nossa cidade e promover mais qualidade de vida e melhorias significativas para a população. O trabalho não para”, exclamou a gestora.

Já em janeiro, a cidade se destacou no Ranking Urban System como uma das 100 melhores cidades para fazer negócios no Brasil. Foi o segundo ano que Caruaru figurou no estudo realizado pela empresa Urban Sytems para a Revista Exame. Caruaru ocupou a 60ª posição para se investir em negócios no setor da Educação e o 98º lugar no setor de Serviços.

Em fevereiro, o município alcançou resultados expressivos na lista das 100 maiores cidades do país, sendo a segunda melhor do Nordeste em Serviços Públicos. O levantamento foi realizado pela consultoria Macroplan, com base no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O IDGM analisa 15 indicadores de quatro setores tidos como essenciais na esfera pública, sendo eles a Segurança, Saúde, Educação, além do Saneamento/Sustentabilidade. No âmbito estadual, a cidade obteve, respectivamente, a 1ª e a 2ª posições nos setores de Saúde e Saneamento/Sustentabilidade, além da 3ª e da 6ª colocações em relação aos segmentos de Educação e Segurança.

No quesito Transparência, Caruaru ficou em primeiro lugar entre os municípios acima de 100 mil habitantes. A posição foi destacada pelo Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A gestão municipal ficou com 0,94 de pontuação. Em escala decrescente, Caruaru ficou na 5ª colocação da lista geral das 184 prefeituras do Estado. No que diz respeito ao índice somente das cidades acima de 100 mil habitantes, o desempenho foi ainda melhor: o 1º lugar.

Caruaru também obteve resultados históricos no Ranking Connected Smart Cities 2021, destacando-se em três indicadores: Saúde, Governança e Tecnologia de Informação (TI) e Inovação. Essa foi a primeira vez na história que a cidade preencheu posições no Ranking Connected Smart Cities, que tem como objetivo mapear os municípios brasileiros com os maiores potenciais de desenvolvimento econômico e social, por meio da análise de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Na Saúde, Caruaru ocupou a 1ª colocação dentre as cidades pernambucanas, a 8ª entre os municípios nordestinos e a 64ª posição em relação às cidades brasileiras. No indicador Governança, ocupou a 3ª posição dentre as cidades pernambucanas, a 8ª no Nordeste e a 66ª no país. Em Tecnologia de Informação (TI) e Inovação, ocupou a 3ª posição dentre as cidades pernambucanas, a 15ª entre os municípios nordestinos e a 90ª no âmbito nacional.

A Capital do Agreste também ficou em 1° lugar no Brasil no indicador de destinação do lixo, no Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além disso, o município ocupou o 3° lugar entre os municípios do G100 (grupo que reúne cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica). Hoje, Caruaru subiu 11 posições no Ranking dos Municípios, apenas em 2021.

Para encerrar o ano, de acordo com o ranking Desafios dos Municípios, perfil que traz a evolução de cada uma das 100 maiores cidades brasileiras em 15 indicadores que compõem o Índice dos Desafios da Gestão Municipal, a Capital do Agreste alcançou o 1° lugar em Gestão de Saúde no Estado de Pernambuco. O estudo foi realizado pela Macroplan, empresa brasileira especializada em consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão.

PRÊMIOS - A Via Parque, além de transformar a cidade ao longo de mais de 8 km de extensão, promovendo mais mobilidade e qualidade de vida para a população, também foi responsável por receber prêmios nacionais. O primeiro foi o Prêmio Cidade Caminhável, promovido pelo Movimento SampaPé!, com apoio nacional do ITDP Brasil e internacional da organização Walk 21. Projetos de várias partes do País concorreram ao título. A Capital do Agreste foi escolhida como a cidade de médio porte.

O mesmo projeto também levou a segunda edição do RAPS de Inovação e Sustentabilidade, na categoria Prosperidade, oferecido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). Em 2020, rendeu para a Capital do Agreste o prêmio na categoria Paz, destacando a criação do Plano Juntos pela Segurança. O certame tem como objetivo reconhecer as boas iniciativas implementadas pelos membros RAPS, que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Foram 100 iniciativas inscritas e 71 delas já estão disponíveis no Banco de Boas Práticas da entidade para que possam servir de inspiração e serem replicadas em outros municípios. 

A cidade também foi tricampeã no Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes, junto com o Instituto Aquila. Caruaru garantiu o primeiro lugar, em Pernambuco, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, além dos primeiros lugares nos pilares Saúde e Bem-estar e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. A premiação tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública.

Veja também

Quando Neymar deve voltar a jogar pela seleção brasileira? Entenda a situação do jogador
Futebol

Quando Neymar deve voltar a jogar pela seleção brasileira? Entenda a situação do jogador

Especialista em avião e balão e produtor cultural: quem é o piloto que desapareceu na Venezuela
BRASILEIRO

Especialista em avião e balão e produtor cultural: quem é o piloto que desapareceu na Venezuela

Newsletter