Gilmar Júnior denuncia falta de medicamentos em Fernando de Noronha
Deputado apresentou lista extensa de remédios indisponíveis na Farmácia de Pernambuco
São mais de cem medicamentos indisponíveis ou em número reduzido na unidade da Farmácia de Pernambuco que funciona no Arquipélago de Fernando de Noronha. Desse quantitativo, 21 remédios são de uso controlado. A farmácia é administrada pela Secretaria Estadual de Saúde.
O deputado estadual Gilmar Júnior (PV) esteve na ilha no fim do mês passado e apresentou esse problema à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da indicação 1920/2023, que traz a lista completa dos remédios e notifica essa deficiência à referida secretaria e ao Ministério Público de Pernambuco. A indicação de Gilmar foi acatada pelos parlamentares e publicada no Diário Oficial.
“Entendo que o papel da Secretaria Estadual de Saúde em relação à Farmácia é muito importante e amplo: de organização, gerenciamento, seleção, estoque, armazenamento, preparo, dispensação, administração e monitoramento. Só que esse trabalho não está funcionando como deveria! O estoque está com sérios problemas e quem depende de certos remédios controlados vai ter que esperar chegar. Esse tipo de falha não pode acontecer de jeito nenhum! Não bastassem as deficiências que já existem na prestação do serviço de saúde na ilha, como a falta de profissionais e de equipamentos para exames!”, pontou o deputado, que é enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).
Gilmar Júnior é autor de quatro indicações anteriores, voltadas para a melhoria da prestação do serviço público de saúde em Fernando de Noronha. Elas tratam sobre aquisição de vacinas com urgência, contratação de médico pediatra e de médico do Trabalho para o Hospital São Lucas, aquisição de equipamento de diagnóstico de imagem e disponibilizava de avião de pequeno porte para salvamento aéreo (avião UTI).