Governadora de PE, Raquel Lyra exalta "tripé de sistema democrático" em posse do TJPE
Solenidade marca reencontro da tucana com Álvaro Porto, que fez críticas à sua gestão
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), discursou durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta sexta-feira (2). Entre os assuntos destacados, a tucana falou sobre a importância dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; e parabenizou os novos integrantes da instituição.
Além disso, ela também mencionou o respeito às instituições democráticas.
Leia Também
• Confira "primeiros passos" que Ricardo Paes Barreto traça como novo presidente do TJPE
• Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo faz análise ao "passar o bastão" no TJPE
• Novo presidente do TJPE diz que aguarda decisão do STF sobre orçamento e pede harmonia entre poderes
"O Tribunal de Justiça de Pernambuco é uma instituição histórica que garante a ética como um princípio fundamental de comportamento dos agentes públicos e o equilíbrio dos Três Poderes. Eu tenho certeza de que os desembargadores empossados são servidores à altura dessa missão. Desejo sucesso em sua gestão. Sabemos que Executivo, Legislativo e Judiciário compõem o tripé de um sistema democrático. Manter uma relação harmoniosa, respeitando o protagonismo de cada poder, é condição essencial para o bom funcionamento desse sistema. Para que isso aconteça, precisamos dialogar e colaborar", afirmou a gestora estadual.
No evento, estão sentados à mesa a governadora e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e deputado estadual também pelo PSDB, Álvaro Porto. O encontro entre os dois acontece um dia depois em que houve o vazamento de um áudio, em que Porto critica a gestão da tucana. Raquel disse ter sofrido violência política de gênero.
Além da dupla, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) também está sentado à mesa, assim como o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo (de quem Ricardo Paes Barreto herda o cargo); o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcos Carvalho; o ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins; e o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins.
Também marcam presença na solenidade: o presidente do Grupo EQM e da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania); a senadora Teresa Leitão (PT); o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal; o ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto; o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; e o prefeito de Olinda, professor Lupércio (PSD), além de deputados estaduais e federais, secretários estaduais e municipais e outras autoridades.