Governadora de Pernambuco nomeia 22 ex-prefeitos como assessores especiais
Raquel Lyra contemplou aliados que ficaram sem mandato, conseguindo ou não fazer o sucessor
A governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou 22 ex-prefeitos aliados para assumir o cargo de assessores especiais. Nove vinculados a relações institucionais; sete para a coordenação estratégica; e seis para articulação e acompanhamento. A lista foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (29). Os nomes deverão reforçar as negociações com vistas à campanha eleitoral para sua reeleição em 2026.
Há gestores que conseguiram reeleger o sucessor, como Nadegi Queiroz, com Diego Cabral, em Camaragibe; e Xisto Freitas, com Pedro Ermírio, em Aliança. E também os que não tiveram êxito nas eleições de 2024, como Célia Sales, em Ipojuca; e Raimundo Pimentel, em Araripina.
Leia Também
• Raquel Lyra defende que novo secretário de educação deve ser nome técnico e político
• Raquel Lyra diz que grupo de trabalho identificou "muitos gargalos" de emendas parlamentares
• Raquel Lyra reforça agenda no Interior do Estado
E se a máxima da chefe do Executivo é contemplar os políticos, independentemente de bandeira ou coloração partidária, a medida valeu também para os nomeados. Vai do petista Luiz Aroldo, de Águas Belas, a Lupércio Nascimento, do PSD de Olinda.
Cobertura
Os ex-prefeitos atuaram em todas as regiões de Pernambuco. Três na Região Metropolitana (Célia Sales, em Ipojuca; Lupércio Nascimento, em Olinda; e Nadegi Queiroz, em Camaragibe); dois na Zona da Mata (Xisto Freitas, de Aliança, e Judite Botafogo, de Lagoa do Carro); e sete no Sertão (Emmanuel Fernandes - Manuca, de Custódia; Haroldo Tavares, de Verdejante; José Torres - Zeinha Torres, de Iguaraci; Rafael Cavalcanti, de Afrânio; Raimundo Pimentel, de Araripina; Raimundo Pinto-Raimundo Saraiva, de Exu; e Sávio Torres, de Tuparetama.
A maioria está no Agreste. São dez: Emerson Cordeiro (Poção); Giorge Bezerra (Camocim de São Félix); José Maria (Cupira); José Soares da Fonseca | Zé de Veva (Salgadinho); Luiz Aroldo (Aguas Belas); Matheus Martins (Terezinha); Regina Pinheiro | Regina da Saúde (Itaíba). Renato Sales (Vertente do Lério); Severino Soares | Silvio Roque (Tupanatinga); Uilas Leal (Alagoinha);
Capilaridade
À tarde, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, destacou que a nomeação de 22 ex-prefeitos, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (29), é muito importante para fortalecer a capilaridade das ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco. Na lista, estão ex-gestores de dois municípios da Zona da Mata pernambucana; três da Região Metropolitana do Recife; sete do Sertão; e dez do Agreste.
"É um movimento que visa, evidentemente, fortalecer nossas relações com o Estado inteiro", acentuou. O secretário minimizou as falhas existentes na lista. Alguns gestores disseram não ter sido consultados.
Também houve erro no nome da ex-prefeita de Itaíba Maria Regina da Cunha, conhecida como Regina da Saúde. Coincidentemente o mesmo nome usado na campanha pela ex-vereadora da cidade de Figueirópolis Regina Pinheiro do Carmo Sousa, que acabou nomeada pelo Governo de Pernambuco. "Tudo isso está sendo corrigido", garantiu. Ele assegurou que todos os nomeados haviam sido comunicados.
"Conversamos com todos eles. Os erros foram pontuais. A ex-prefeita de Camaragibe (Nadegi Queiroz, do Republicanos), por exemplo,infelizmente assumiu outro compromisso e não vai conseguir permanecer, mas é um caso pontual, isolado", declarou, minutos antes da posse solene do novo procurador-geral de justiça, José Paulo Xavier.
Veja a lista completa dos nomeados nesta quarta (29):
Assessores especiais de relações institucionais
Célia Sales - (Ipojuca);
Emmanuel Fernandes - Manuca (Custódia);
José Maria Leite de Macedo (Cupira);
Luiz Aroldo (Aguas Belas);
Lupércio Nascimento - (Olinda);
Nadegi Queiroz - (Camaragibe);
Raimundo Pimentel - (Araripina);
Uilas Leal (Alagoinha);
Xisto Freitas (Aliança);
Assessores especiais de coordenação estratégica
Emerson Cordeiro (Poção);
Giorge Bezerra (Camocim de São Félix);
Haroldo Tavares (Verdejante);
José Torres - Zeinha Torres (Iguaraci);
Judite Botafogo (Lagoa do Carro);
Rafael Cavalcanti (Afrânio);
Raimundo Pinto | Raimundo Saraiva (Exu);
Assessores especiais de articulação e acompanhamento
José Soares da Fonseca | Zé de Veva (Salgadinho);
Matheus Martins (Terezinha);
Regina Pinheiro | Regina da Saúde (Itaíba).
Renato Sales (Vertente do Lério);
Sávio Torres (Tuparetama);
Severino Soares | Silvio Roque (Tupanatinga);
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.