Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda
Além da restauração, também está prevista a conservação dos bens integrados do Mosteiro.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou, na manhã desta terça-feira (22), as ordens de serviço para início das obras de restauração e conservação dos bens integrados do Mosteiro de São Bento, em Olinda.
Serão investidos R$ 15,3 milhões, com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que contempla também patrimônios históricos. Além da restauração, serão realizadas a consolidação e estabilização das fundações do prédio. A obra será executada pela Fundação do Patromônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Leia Também
• Deputado France Hacker agradece à governadora Raquel Lyra pelo início da requalificação da PE-096
• Eleições Olinda 2024: Governadora Raquel Lyra participa de ato com Mirella Almeida em Olinda
• Eleições Olinda 2024: Mirella Almeida faz caminhada ao lado de Raquel Lyra neste sábado (19)
A presidente da Fundarpe detalhou as obras e serviços que serão feitos no local, destacando que os bens integrados são todos os ítens que estão dentro da estrutura do Mosteiro.
"Vai ter o serviço de restauração dos bens integrados, que é o recheio artístico dessa igreja, um conjunto excepcional, de grande representatividade do barroco brasileiro, e, além disso, a gente vai fazer uma obra civil, que vai ser da estabilização e consolidação das fundações dessa igreja, da coberta, vai ser feita uma subcobertura, também todo o sistema de prevenção e combate a incêndio desse conjunto", explicou Renata Borba.
A obra tem prazo de 30 meses para execução, mas a previsão é que em 18 meses a igreja já possa ser reaberta para voltar a receber celebrações. A governadora Raquel Lyra destacou a parceria com o Governo Federal como essencial para a realização de obras de recuperação do patrimônio histórico.
"Convocamos um time de primeira linha, que está trabalhando junto à Fundarpe, Secretaria de Cultura, em parceria fundamental com o Iphan, com o governo do Presidente Lula (PT), para que a gente possa trabalhar o resgate da nossa cultura e história. Para mim é uma alegria e honra, como governadora de Pernambuco, estar trabalhando fortemente no resgate do nosso patrimônio", declarou.
Ao discursar, a secretária Cacau de Paula reconheceu os investimentos do Governo Federal na área cultural e citou a lei Paulo Gustavo, a lei Aldir Blanc e o próprio Novo PAC, que tem como uma das vertentes a preservação do patrimônio. "Este ano talvez seja o de maior investimento da história na cultura, nunca tivemos tanto investimento", enfatizou.
Gilberto Sobral, superintendente do Iphan em Pernambuco, destacou que, ao todo, o Governo Federal está investindo este ano R$ 92 milhões em obras de restauração e preservação do patrimônio em todo o Estado.
Raquel Lyra ressaltou também que a obra vai se somar a outras já em execução. "Entregaremos no dia 1º de novembro o Cinema São Luiz, no Recife, estamos trabalhando na recuperação da Fábrica Tacaruna, do prédio do Diário de Pernambuco, do Liceu de Artes e Ofícios e diversas tantas outras obras no Recife, em Olinda, Garanhus, Fernando de Noronha, Triunfo, para que em cada recanto a gente possa fortalecer nosso turismo e garantir que as próximas gerações possam ter acesso ao nosso patrimônio", afirmou.
Participaram também do evento a senadora Teresa Leitão (PT), o abade do Mosteiro, Dom Luiz Soares, e o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.