Logo Folha de Pernambuco

Governadora Raquel Lyra comemora inauguração de Estação Elevatória da Adutora do Agreste

Evento acontece hoje (4), em Arcoverde, com presença do presidente Lula

Governadora Raquel Lyra comemorou, nas redes sociais, a inauguração de obra na Adutora do Agreste - Janaína Pepeu / Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, publicou em sua conta no X (antigo Twitter), na manhã desta quinta-feira (4), sobre a inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta - Ipojuca, na cidade de Arcoverde, no Sertão do Estado. A inauguração vai acontecer no fim da manhã, com a presença do presidente Lula

Na postagem, a governadora enfatizou que a nova estação da Adutora do Agreste, que objetiva levar água do Rio São Francisco para 68 cidades do Agreste pernambucano, vai permitir a triplicação da capacidade de vazão, que vai passar de 200 para 600 litros por segundo. 

Ainda de acordo com Raquel Lyra, o equipamento vai possibilitar a diminuição do racionamento da água em seis cidades do Agreste: Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Pesqueira, Sanharó e Tacaimbó.

O sistema
De acordo com o Governo Federal, o projeto é o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil, e, ao final da implantação, vai ter 1.500 km de adutoras que vão abastecer o Agreste de Pernambuco com um volume de 4 mil litros de água por segundo.

A Estação Elevatória de Água Bruta - Ipojuca faz parte da primeira etapa de implantação do sistema, que tem previsão para ser finalizada em 2026, quando passará a abastecer 23 municípios e cerca de 1,3 milhão de pessoas. A segunda etapa do projeto está em fase de contratação, e o governo estima que, quando o sistema for concluído, vai beneficiar 2 milhões de habitantes.


 

Veja também

Newsletter