Logo Folha de Pernambuco

Governadora sanciona reforma do secretariado

As pastas de Educação e Esportes foram separadas

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em visita à Folha de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida // Folha de Pernambuco

O projeto de reforma administrativa do Governo do Estado foi sancionado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e publicado na edição do Diário Oficial da última sexta-feira. As alterações incluem a criação da Secretaria Executiva de Defesa Animal e a separação da pasta de Educação e Esportes em duas estruturas distintas. 

Em dezembro do ano passado, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto de lei que altera o organograma estadual.

No mesmo mês, o Legislativo estadual aprovou a proposição. Com as modificações, a Secretaria de Educação seguirá sob o comando de Alexandre Schneider. Já as demais estruturas devem ser oferecidas para aliados da governadora. Os rumores indicam que a pasta deve ficar com um aliado do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil).

Atribuições

De acordo com o projeto sancionado, a Secretaria de Educação tem como função a garantia do acesso da população à Educação Básica, manutenção da Rede Pública Estadual de Ensino, supervisão das instituições públicas e privadas de ensino do Sistema Estadual de Educação; elaboração, implantação e acompanhamento de políticas educacionais; desenvolvimento de políticas de ampliação do acesso à educação, além de outras iniciativas.

Já a Secretaria estadual de Esportes é responsável pelo planejamento e acompanhamento das políticas públicas de desenvolvimento do esporte no Estado; planejamento, coordenação,  supervisão e avaliação dos planos e programas de incentivo ao esporte; coordenação, gerenciamento e execução de estudos e pesquisas, projetos, obras e serviços atinentes ao esporte, entre outras.

Veja também

'Emilia Pérez' leva Globo de Ouro 2025; 'Ainda Estou Aqui' fica de fora do pódio
Globo de Ouro

'Emilia Pérez' leva Globo de Ouro 2025; 'Ainda Estou Aqui' fica de fora do pódio

The Vivienne, vencedora do 'RuPaul's Drag Race' britânico, morre aos 32 anos
LUTO

The Vivienne, vencedora do 'RuPaul's Drag Race' britânico, morre aos 32 anos

Newsletter