Governadora se diz surpresa com decisão de greve e garante canal de negociação
No dia em que os trabalhadores em Educação de Pernambuco decretaram greve, que será deflagrada a partir do dia 25, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse ter visto a decisão com surpresa.
Em entrevista no Centro de Convenções, em Olinda, antes da abertura da Fenearte, a gestora lembrou que o Estado conseguiu aprovar um projeto de adequação do piso para os professores, uma lei nacional.
Mas no Estado seis mil contratos efetivos e 19 mil temporários ainda não recebiam o valor básico. Outros 2.907 recém-contratados também serão contemplados.
"Nos deu tranquilidade ver mais de 28 mil profissionais que não recebiam passarem a receber. Já a partir deste mês a gente paga o piso retroativo (a janeiro)”, disse Raquel Lyra.
A categoria alega que a paralisação é uma forma de defender o plano de cargos e carreira, valorizar os profissionais e a escola pública. O sindicato reivindica reajuste de 14,95% para todos os servidores da Secretaria de Educação, mesmo percentual definido para os que não recebiam o piso.
A governadora registrou entre os investimentos do Estado a entrega de 100 ônibus escolares, na última segunda-feira. A ação faz parte do Programa Juntos pela Educação, lançado no dia 2 de junho, com previsão de investimentos de R$ 5,5 bilhões até 2026.
Ressaltou que existe diálogo e que a mesa de negociação continua em aberto. Questionada se houve precipitação do Sintepe, respondeu que "cada entidade sabe de si e toma a decisão que julgar necessária".
Logo assim que o PL 712/2023 foi aprovado na Assembleia Legislativa, no dia 27 de junho, por 30 votos a favor e 15 contra, a categoria anunciou que levaria para a assembleia o indicativo de greve.
"Uma coisa é anunciar que vai levar o indicativo de greve, a outra é decidir pela greve", analisou o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que participou da maioria das conversas e ontem também se disse surpreso com a reação da categoria.
"Ainda vamos avaliar os próximos passos, mas o canal de negociações continua em aberto", reforçou. A greve está marcada para o dia 25 por ser o primeiro dia da volta às aulas. Maior parte das unidades da rede de ensino está em recesso.
Balanço pela metade e sem explicação
Acusado pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL) de ser traidor e mau gestor, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), disse que o pré-candidato a prefeito "quer aparecer". Sobre os números do São João, questionados pelo parlamentar, Pinheiro alegou ser "coisa da cabeça dele". Fernando Rodolfo aponta falta de explicação para R$ 10 milhões gastos na festa sem comprovação. Fez um levantamento a partir do Diário Oficial do município. Irritado, o prefeito deu as costas à imprensa.
ALINHADOS A governadora Raquel Lyra, a vice Priscila Krause, o superintendente parlamentar Álvaro Mendonça,. o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e sua mulher, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, saíram juntos do Palácio e chegaram juntos à Fenearte.
POPULAR Raquel Lyra passou mais de uma hora na primeira ala da Fenearte. Cumprimentou artesãos e não recusou nenhum pedido de foto com populares. Uma das assessoras precisou arrumar seu cabelo. Algo semelhante ao ritmo de campanha.
REAÇÃO Deputados Renato Antunes e André Ferreira e o presidente do PL-PE, Anderson Ferreira, participam hoje, em Brasília, de encontro com o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto. Em pauta, a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e as próximas eleições.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.
https://folhape.us21.list-manage.com/subscribe?u=059542355022c94958e301131&id=7d803d9d39