Governadora sobrevoa a Mata Sul, onde 15 municípios estão em situação de emergência
Medida do Governo do Estado foi para ampliar ações para a região
A governadora Raquel Lyra (PSDB), acompanhada do secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Clóvis Ramalho, realizou um sobrevoo, na manhã desta segunda-feira (10), na região da Mata Sul do Estado, atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 15 municípios daquela região.
“Desde cedo estamos verificando in loco a situação dos municípios da Mata Sul por conta das enchentes, no helicóptero e no chão, conversando com as pessoas. Já é possível constatar a presença do Governo do Estado ajudando a desobstruir vias, ofertando água e buscando as ações emergenciais, mas fica evidente também a urgência de tirar do papel as barragens planejadas em 2010, sobre as quais estamos trabalhando desde a transição”, destacou Raquel Lyra.
A situação de emergência, publicada no Diário Oficial do Estado, está estabelecida nos seguintes municípios: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso, Maraial, São José da Coroa Grande, Palmares e Primavera.
A governadora, inclusive, foi representada na posse solene do superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB), pela vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), agenda previamente definida. Na tarde desta seunda, a governadora se reúne com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O ministro veio ao Recife para prestigiar a solenidade a posse de Danilo. Na pauta com a governadora, medidas para Zona da Mata Sul.
Ainda nesta segunda-feira, por volta das 17h, Raquel Lyra viaja a Catende, municipio na lista de emergência. Lá encontra prefeitos da região. A reunião será na sede da prefeitura.