Logo Folha de Pernambuco

Governadores do Nordeste jantam com Lula nesta quinta-feira (20)

Dos nove governadores do Nordeste, oito marcaram presença na reunião

Governadores do Nordeste jantam com Lula - Ricardo Stuckert

Pressionado pelas dificuldades nas articulações com o Congresso Nacional e na recuperação da sua popularidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou os governadores nordestinos para uma reunião, ontem (20), a portas fechadas no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza. O encontro durou cerca de 2h30.

Dos gestores da região, oito atenderam ao convite do chefe de Estado: a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); a governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT); o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB); o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

Somente o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não marcou presença no ato. A governadora Raquel Lyra (PSDB) cancelou a participação em agenda administrativa, na tarde desta quinta-feira (20), em Araripina, no Sertão de Pernambuco, para atender ao chamado do chefe de Estado. A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) vai representá-la no compromisso.

O encontro também contou com a presença de ministros do Governo Lula como Nísia Trindade (Saúde), Laércio Portela (Comunicação), Jader Filho (Cidades) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Pauta

Em postagem nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra definiu o encontro como “reunião de trabalho” com o presidente. A pauta do jantar, contudo, foi mantida a sete chaves pelo Planalto. O presidente iniciou ontem uma série de agendas que ele cumprirá no Nordeste nos próximos dias.

Os compromissos do petista incluem passagens pelo Ceará, Piauí e Maranhão. Com dificuldades na articulação com o Congresso, o chefe do Executivo teria aproveitado o encontro para pedir apoio aos gestores estaduais com as suas bancadas na Câmara Federal e Senado. O Nordeste segue como a Região em que o petista possui mais apoio no País e os gestores nordestinos são os que demonstram mais alinhamento com o administrador federal, por meio do Consórcio do Nordeste.  

Após o encontro, gestores reafirmaram afinidade com o petista. Anfitrião do encontro, Elmano Freitas disse que a pauta da reunião foi diversa.

“Tratamos sobre demandas importantes da região nas áreas da educação, economia e segurança pública, entre outras”, disse.

Já o governador João Azevedo (PSB) buscou mostrar uma parceria alinhada com o gestor.

 “Vamos juntos fazer o Brasil e o Nordeste continuar avançando cada vez mais”, ponderou.

Na mesma linha, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), defendeu a parceria com o gestor federal.

"Durante o encontro, discutimos projetos para impulsionar ações em áreas importantes como educação, segurança pública, economia e transição energética. É com apoio e parceria do Governo Federal que seguiremos desenvolvendo o Nordeste", afirmou. 

Dificuldades

Sem uma base sólida no Legislativo federal, o presidente da República encara dificuldades para afinar sua articulação política. Recentemente, o Congresso derrubou vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, por outro lado, manteve todos os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei que substituiu a Lei de Segurança Nacional (LSN), aprovado em 2021.

Em um gesto de enfrentamento entre Legislativo e Executivo, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) devolveu parte da Medida Provisória (MP) do PIS/Cofins do Governo Federal. A iniciativa deixou o Planalto ainda mais pressionado para encontrar uma solução para equilibrar as contas públicas. A equipe econômica federal até o momento tenta chegar a uma solução negociada com o Legislativo. 

Giro

O encontro foi realizado em meio a um giro do petista nos estados nordestinos. Fortaleza, no Ceará, foi a primeira parada. No estado, o chefe do Executivo anunciou investimentos em institutos federais no estado e participou de cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), também na capital cearense.

Nesta sexta-feira (21), Lula embarca para Teresina, no Piauí, para divulgar investimentos no setor de portos, além de assinar cessões de terrenos da Secretaria de Patrimônio da União. No mesmo dia, no Maranhão, ele participa de evento para a renovação do contrato de concessão do Porto de Itaqui e anúncios do setor de energia.

Confira os registros do encontro divulgados por governadores nordestinos:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Paulo Dantas (@paulodantasalagoas)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Elmano de Freitas (@elmanofreitas)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por João Azevêdo Lins (@joaoazevedolins)

Veja também

Newsletter