Logo Folha de Pernambuco

Governo de Pernambuco cria grupo de trabalho para monitorar implantação da Escola de Sargentos no Estado

Grupo terá participação do Ministério da Defesa

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra - Janaína Pepeu

O Diário Oficial do Estado publicou, na sua edição desta quarta-feira (10), o Decreto nº 54.683, que institui o Grupo de Trabalho com o objetivo de monitorar a implantação do equipamento público da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército e do Complexo Militar do Exército Brasileiro em Pernambuco.

A medida amplia o diálogo com a sociedade civil, reforçando a intenção da nova gestão estadual de abrir espaço à efetiva participação da população no acompanhamento de projetos estratégicos e relevantes para o Estado, como a Escola de Sargentos, que envolve a criação estimada de 28 mil novos empregos.

O Grupo, que também terá participação do Ministério da Defesa, será coordenado pela secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, e será composto por representantes de outras dez secretarias estaduais, como a Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria Especial à Governadora e a Secretaria de Projetos Estratégicos. Ainda no âmbito da administração estadual, estarão representados a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e a Agência Estadual de Águas e Clima (APAC). 

O colegiado também contará com a participação, como membros convidados, de representantes do Comando do Exército, da Assembleia Legislativa, do Congresso Nacional, da academia e de uma organização da sociedade civil indicada pelo conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. 

De acordo com a secretária Ana Luiza Ferreira, o grupo vai permitir o acompanhamento, com diálogo e transparência, das contrapartidas exigidas para a instalação do equipamento.

“O decreto que institui o grupo de trabalho demonstra a atenção da governadora com esse projeto, envolvendo todo o governo e representantes do Poder Legislativo, do Exército e da sociedade civil. Todas as medidas serão tratadas com transparência na defesa do desenvolvimento de Pernambuco e da sustentabilidade”, explicou. 

O grupo se reunirá sempre que  convocado e terá prazo de duração de 180 dias, prorrogáveis. A implantação da Escola de Sargentos no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, está prevista desde a assinatura do Acordo de Cooperação entre o governo estadual e o Comando do Exército, em 30 de junho de 2022. Envolvendo uma área de 188 hectares, soma investimento na ordem de R$ 1,8 bilhão.

Veja também

Mirassol x Chapecoense: veja escalações e onde assistir
Série B

Mirassol x Chapecoense: veja escalações e onde assistir

Goiás x Novorizontino: veja escalações e onde assistir duelo pela Série B
Segunda divisão

Goiás x Novorizontino: veja escalações e onde assistir duelo pela Série B

Newsletter