Governo de Pernambuco publica licitação do trecho Sul do Arco Metropolitano
Autorização compreende trecho entre o município de Moreno e a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho
O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado (28) o edital de licitação para o segmento dois do Arco Metropolitano, no trecho entre o município de Moreno e a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, que tem extensão de 25,3 quilômetros.
Com recursos estaduais na ordem de cerca de R$ 744 milhões para início da obra, a governadora Raquel Lyra tira do papel o maior investimento em infraestrutura viária da Região Metropolitana do Recife, que deve transformar a mobilidade da região. As obras do trecho Sul do Arco Metropolitano estão previstas para começar em abril de 2025.
Leia Também
• Edital do Arco Metropolitano será publicado no dia 19, garante Raquel Lyra
• Raquel Lyra anuncia que trecho Sul do Arco Metropolitano deve ter obras iniciadas em abril
• TJPE derruba liminar que afeta instalação da Escola de Sargentos e do Arco Metropolitano
“Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado", destaca a governadora.
Raquel Lyra enfatiza a necessidade de colocar Pernambuco em destaque na Região Nordeste e no Brasil. "Destaque de onde o Estado nunca deveria ter saído. E só vamos conseguir esse resultado investindo na nossa infraestrutura. Essa é uma das vias mais sonhadas pelo povo pernambucano e que agora vai se tornar uma realidade para todos por meio do PE na Estrada”, afirmou.
Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, a entrega do Arco Metropolitano terá um impacto significativo nas vidas de quem trafega pelos municípios do entorno da capital pernambucana.
“Estamos trabalhando há vários meses nessa obra e ela grande impacto na Região Metropolitana. O Arco tem relevância não só na questão da produção e no escoamento. A partir do momento em que ele estiver concluído, vamos conseguir desafogar o trânsito pesado da BR-101, e com isso começamos a desafogar todas as outras vias complementares do Grande Recife”, enfatizou.
Segundo o diretor-presidente do DER, Rivaldo Melo. o Arco Metropolitano é uma obra estratégica para o desenvolvimento do Estado, pois vai transformar a mobilidade no Grande Recife e entorno.
"Estamos empenhados em garantir a conclusão desse projeto, que vai não apenas melhorar o fluxo de veículos, mas também promover maior eficiência no transporte de mercadorias e na integração entre os municípios. Essa é uma das nossas prioridades para assegurar mais segurança e qualidade de vida para quem utiliza essas vias diariamente,” destacou Rivaldo Melo.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.