Logo Folha de Pernambuco

Governo de Pernambuco realizará audiências públicas sobre concessão administrativa da Compesa

A informação foi divulgada pela governadora Raquel Lyra (PSDB)

Governadora Raquel Lyra - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco deverá promover, a partir de março, audiências públicas para divulgar à população informações sobre a modelagem de concessão administrativa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) desenvolvida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação foi divulgada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). 

“Estamos discutindo para apresentar à população junto com a modelagem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, já em audiências públicas que devem estar disponíveis para a população que terá acesso a todas as informações. O grande debate público será provavelmente a partir de março deste ano”, afirmou. 

O Governo do Estado optou por fazer a concessão administrativa da empresa para que as metas do Marco Legal do Saneamento Básico sejam atingidas até 2033. Lyra reiterou que a Compesa não será privatizada. 

“A opção que nós estamos tomando é uma modelagem de uma concessão administrativa. É importante dizer que não é privatização, é uma concessão administrativa. A Compesa permanece sendo pública”, destacou.

No Estado, dois milhões de pessoas não têm acesso à água e Pernambuco tem o pior racionamento do Brasil, de acordo com a governadora. 

“A gente tem uma baixíssima cobertura de tratamento de esgoto e ao longo das décadas isso não evoluiu da forma que deveria. A gente duplicou, triplicou, quadruplicou a população das cidades criando grandes gargalos que sofremos todos os dias. E a população que mais sofre é aquela mais vulnerável”, mencionou. 

Para que o cenário mude, a governadora pontuou que está fazendo um trabalho de organização da Compesa. “Buscamos empréstimos, conseguimos negociar junto ao Banco do Nordeste, e junto a bancos internacionais. Esses empréstimos servirão para a gente voltar a ter capacidade de investimento na Compesa. Em março do ano passado, a gente não tinha dinheiro para pagar a folha do pessoal”, acrescentou. 

Veja também

Vereador reeleito do PL xinga e ameaça candidato petista em Fortaleza: "Prepara teu caixão"
FORTALEZA

Vereador reeleito do PL xinga e ameaça candidato petista

Vale lucra US$ 2,412 bi, queda de 15% ante o 3º trimestre de 2023
BALANÇO

Vale lucra US$ 2,412 bi, queda de 15% ante o 3º trimestre de 2023

Newsletter