Governo reedita programa Ouvir para Mudar e retoma seminários
Administração estadual deve realizar novas rodadas de escutas populares entre março e abril
Novas rodadas do Ouvir para Mudar, programa do Governo de Pernambuco de seminários regionais de escuta popular, serão realizadas entre março e abril deste ano. O objetivo da iniciativa é incluir a população no processo de definição das políticas públicas desenvolvidas no Estado.
Segundo a governadora Raquel Lyra, a ação será reeditada e seguirá para uma segunda rodada de escutas populares.
“Não há como compreender as demandas mais urgentes da população sem ouvi-la. Esse é o objetivo do Ouvir para Mudar: dar voz aos pernambucanos e às pernambucanas em cada canto do Estado. Assim, nós teremos condições de colocar as reais necessidades da população como prioridades nas nossas leis orçamentárias. Será difícil fazer tudo o que for pedido, mas tudo o que for feito vai atender os sonhos e as vontade de muita gente no Estado”, afirmou.
De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, a expectativa é que os seminários realizados este ano tenham uma participação popular ainda maior.
“Teremos uma nova rodada do Ouvir para Mudar para prestar contas do que foi realizado, mas também para atualizar as demandas e incorporar ao orçamento. Será um Ouvir para Mudar com muito foco no orçamento participativo, passando por todas as regiões do Estado para garantir o envolvimento de toda a sociedade na construção, monitoramento e avaliação das políticas públicas lançadas até agora", disse.
Leia Também
• Victor Marques ganha protagonismo nas ações do governo
• Álvaro Porto e Raquel Lyra se reúnem para discutir emendas parlamentares
• Primeiro ato público do novo mandato de João Campos dá protagonismo a Victor Marques
Histórico
Em 2023, os seminários do Ouvir para Mudar foram realizados nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado e contabilizaram cerca de 15 mil participações e 1.968 propostas da população. No ano passado, os pernambucanos participaram da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Na plataforma digital lançada pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de colher sugestões da população de forma on-line, foram registrados mais de 14 mil participantes e quase 900 propostas.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.