Grupo de teatro vai representar cenas da repressão da ditadura militar no Centro do Recife
Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro acontece em 1º de abril
O centro do Recife vai receber encenações da repressão ocorrida na ditadura militar. O Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro vai acontecer no dia 1º de abril, quando se completam 61 anos do dia D do golpe que instaurou o regime no país. O evento contará com representações pelo Grupo de Teatro João Teimoso.
A programação inicia com um passeio de trenzinho, narrando a trajetória do golpe no Recife. A saída será da rua da União, ao lado da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), passando pela avenida Dantas Barreto, local do assassinato de Jonas José de Albuquerque de Barros e Ivan Rocha Aguiar.
A rota inclui ainda a Casa da Cultura, que já foi um presídio, a antiga sede do Departamento de Ordem Pública e Social (Dops) do Recife, os antigos quartéis do segundo e quarto exército, terminando no monumento Tortura Nunca Mais.
Com 24 anos de fundação, o Grupo de Teatro João Teimoso já apresenta, desde 2019, a peça Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões, que reconta histórias de mulheres que lutaram, foram presas, torturadas e mortas no período da Ditadura Militar no Brasil.