Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Grupo de teatro vai representar cenas da repressão da ditadura militar no Centro do Recife

Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro acontece em 1º de abril

Roteiro inclui antigas sedes de órgãos de repressão do ExércitoRoteiro inclui antigas sedes de órgãos de repressão do Exército - Divulgação

O centro do Recife vai receber encenações da repressão ocorrida na ditadura militar. O Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro vai acontecer no dia 1º de abril, quando se completam 61 anos do dia D do golpe que instaurou o regime no país. O evento contará com representações pelo Grupo de Teatro João Teimoso. 

A programação inicia com um passeio de trenzinho, narrando a trajetória do golpe no Recife. A saída será da rua da União, ao lado da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), passando pela avenida Dantas Barreto, local do assassinato de Jonas José de Albuquerque de Barros e Ivan Rocha Aguiar. 

A rota inclui ainda a Casa da Cultura, que já foi um presídio, a antiga sede do Departamento de Ordem Pública e Social (Dops) do Recife, os antigos quartéis do segundo e quarto exército, terminando no monumento Tortura Nunca Mais.

Com 24 anos de fundação, o Grupo de Teatro João Teimoso já apresenta, desde 2019, a peça Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões, que reconta histórias de mulheres que lutaram, foram presas, torturadas e mortas no período da Ditadura Militar no Brasil.

Veja também

Newsletter