Guia eleitoral mostra candidatos à Presidência e suas propostas
Além dos presidenciáveis, programa eleitoral gratuito apresentou os candidatos a deputados federais
O guia eleitoral desta terça-feira (13) apresentou os candidatos à Presidência da República e os postulantes aos cargos de deputados federais. Faltando 19 dias para o primeiro turno, eles seguem apresentando suas propostas para o público.
O primeiro foi o Padre Kelmon (PTB). No lugar de Roberto Jefferson, o candidato citou a Venezuela, Cuba e o Chile como países que, segundo ele, o Brasil não deve seguir.
A próxima foi Soraya Thronicke (União Brasil). Ela iniciou mostrando dados que afirmam que 23% da população são jovens de 15 a 29 anos. O total é de 47 milhões de pessoas. Depois, Soraya se apresentou em uma roda de conversa com jovens discutindo sobre economia. Mais uma vez ela mencionou a sua proposta do imposto único durante o guia.
Depois foi a vez do candidato Felipe D'Ávila (Novo). No seu tempo, ele voltou a mencionar o que chamou como "o fato de o eleitor ter que escolher o menos pior" dentre os candidatos.
O candidato Lula (PT) iniciou trechos da sua campanha e falou sobre como o "discurso de ódio" e a polarização estão se apresentando nas eleições. Além disso, apresentou propostas para reajuste do Salário Mínimo acima da inflação, além de programas como Empreende Brasil, Desenrola Brasil e o Mais Universidade. "Não podemos fazer da eleição uma guerra", disse.
Simone Tebet (MDB) foi a próxima. No seu tempo, a candidata falou sobre o papel das mulheres na sociedade, além da sua trajetória política. Prometeu, ainda, caso eleita, levar um projeto de lei que determine a paridade salarial entre homens e mulheres.
Com uma rejeição alta entre o público feminino, o programa de Jair Bolsonaro (PL) mostrou terá um conteúdo inteiramente voltado ao público feminino nesta terça. O candidato à reeleição tem tido dificuldades em avançar neste nicho. O guia dá destaque para a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e apresenta críticas ao candidato Lula. Além disso, entre as suas propostas, está a ampliação da Rede de Proteção às mulheres.
Ciro Gomes apresentou a sua candidata a vice e falou sobre o projeto chamado Renda Digna, onde irá garantir um valor de R$ 1000, salário com ganhos reais e a geração de 5 milhões de empregos.