Guias eleitorais começam nesta sexta (9) e terão peso estratégico nas eleições do Recife
A partir de hoje, o Horário Eleitoral Gratuito do Recife, tanto nos blocos com horário definido (conhecido como guia eleitoral) quanto nas inserções durante a programação das rádios e TVs, começa oficialmente. De segunda a sábado, as rádios veicularão a propagandadas 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, os horários serão de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40.
De acordo com a divisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Partido Novo, que tenta eleger o Procurador Charbel abrirá as propagandas eleitorais, seguido de Alberto Feitosa (PSC).
Na sequência, é a vez da chapa Mudança Já, liderada pela candidatura de Patrícia Domingos (Podemos). Logo após será o PSL, de Carlos Andrade Lima. Em seguida virá a coligação Rede Cidade da Gente, encabeçada por Marília Arraes (PT). Posteriormente, vem a Frente Popular de João Campos (PSB) . Por fim, a chapa denominada Rede acima de tudo com Mendonça Filho.
Para a cientista política Priscila Lapa, a interferência e o peso do “tempo de rádio e TV” na disputa eleitoral virou “uma grande polêmica, por causa da “ascensão de outros formatos das novas mídias e das redes sociais, que foram ganhando um protagonismo muito grande no processo eleitoral”. O que não significa que rádio e TV tenham “zerado” a sua importância. “Eles acabam sendo caixas de ressonância de outros eventos políticos. Para as eleições municipais os programas de rádio e televisão cumprem o papel de avisar para eleitor que o tempo da política chegou.”, explica.
O mestre em Ciências Política pela USP, Vitor Diniz, ressaltou o papel do programa eleitoral lembrando das inserções que podem fazer a diferença. “Além do programa eleitoral nós temos as inserções que aparecem no meio da programação da TV, que são um grande motivo para as coligações”, diz.
Diniz lembra que candidatos com menor tempo precisam focar em outros meios . “Ele tem que investir e ser mais inteligente do que aquele candidato que tem muito tempo de TV. Precisa ter ideia mais inovadoras e precisa arriscar um pouco mais para que sua mensagem chega na casa do eleitor através do celular, do computador”, finaliza.