Logo Folha de Pernambuco

Guilherme Cavalcanti diz estar confiante na contemplação de Pernambuco com obras da Transnordestina

João Paulo disse que Governo Lula está fazendo “gestos” para contemplar Pernambuco.

O orçamento estimado para implantar a linha até Suape é de aproximadamente R$ 5 bilhões - Foto| Andrey Lucas/Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, disse estar confiante de que o Governo Federal vai beneficiar Pernambuco na retomada das obras da Transnordestina. Ele falou sobre o assunto durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, nesta segunda-feira (8), na qual o secretário respondeu perguntas de deputados estaduais. 

O ramal Salgueiro-Suape havia sido retirado do projeto no final do ano passado, no Governo Bolsonaro, por meio de um aditivo contratual entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa privada Transnordestina Logística SA. No entanto, Cavalcanti acredita que o Governo Federal tem interesse em manter Suape no projeto e espera que nos próximos meses um novo modelo seja formulado para permitir a retomada das obras.

"Até o momento, não houve nenhum ministro, nenhum técnico, nenhum ator político que disse que o presidente Lula mandou dizer que o trecho Salgueiro-Suape não vai existir. Pelo contrário, o que eu tenho escutado dos ministros, o que tenho escutado dos representantes políticos que tem interação com o presidente da República e a própria governadora ouviu isso do presidente é que o presidente está 100% comprometido na construção de uma solução para o trecho Salgueiro-Suape. Então a gente trabalha única e exclusivamente com essa hipótese. O governo federal está comprometido. E a gente vai costurar junto aquilo que for melhor pra Pernambuco".


O orçamento estimado para implantar a linha até Suape é de aproximadamente R$ 5 bilhões. A obra está concluída até Custódia, de acordo com o mapa de execução apresentado durante a reunião. O túnel de passagem no município de Salgueiro também foi escavado. 

Durante a reunião, o secretário disse não haver necessidade de manter a construção paralisada até o fim da apuração de possíveis irregularidades no que já foi executado da obra, que está sendo realizada  pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, deputado João Paulo (PT), frisou que o encontro trouxe grandes esclarecimentos e que o Parlamento fechou uma grande unidade com o Governo do Estado na defesa da Transnordestina. No plenário, João Paulo disse que o Governo Federal está fazendo “gestos” para contemplar Pernambuco.

REUNIÃO EM SALGUEIRO
O parlamentar anunciou que a Frente deve se deslocar para Salgueiro, onde os parlamentares devem fazer uma audiência pública para ouvir demandas da região relacionadas à ferrovia. A reunião desta segunda-feira contou com a participação de representantes sindicais de petroleiros, ferroviários e metroviários e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PE).

Veja também

Newsletter