Logo Folha de Pernambuco

Guilherme Cavalcanti diz estar confiante na contemplação de Pernambuco com obras da Transnordestina

João Paulo disse que Governo Lula está fazendo “gestos” para contemplar Pernambuco.

O orçamento estimado para implantar a linha até Suape é de aproximadamente R$ 5 bilhões - Foto| Andrey Lucas/Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, disse estar confiante de que o Governo Federal vai beneficiar Pernambuco na retomada das obras da Transnordestina. Ele falou sobre o assunto durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, nesta segunda-feira (8), na qual o secretário respondeu perguntas de deputados estaduais. 

O ramal Salgueiro-Suape havia sido retirado do projeto no final do ano passado, no Governo Bolsonaro, por meio de um aditivo contratual entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa privada Transnordestina Logística SA. No entanto, Cavalcanti acredita que o Governo Federal tem interesse em manter Suape no projeto e espera que nos próximos meses um novo modelo seja formulado para permitir a retomada das obras.

"Até o momento, não houve nenhum ministro, nenhum técnico, nenhum ator político que disse que o presidente Lula mandou dizer que o trecho Salgueiro-Suape não vai existir. Pelo contrário, o que eu tenho escutado dos ministros, o que tenho escutado dos representantes políticos que tem interação com o presidente da República e a própria governadora ouviu isso do presidente é que o presidente está 100% comprometido na construção de uma solução para o trecho Salgueiro-Suape. Então a gente trabalha única e exclusivamente com essa hipótese. O governo federal está comprometido. E a gente vai costurar junto aquilo que for melhor pra Pernambuco".


O orçamento estimado para implantar a linha até Suape é de aproximadamente R$ 5 bilhões. A obra está concluída até Custódia, de acordo com o mapa de execução apresentado durante a reunião. O túnel de passagem no município de Salgueiro também foi escavado. 

Durante a reunião, o secretário disse não haver necessidade de manter a construção paralisada até o fim da apuração de possíveis irregularidades no que já foi executado da obra, que está sendo realizada  pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, deputado João Paulo (PT), frisou que o encontro trouxe grandes esclarecimentos e que o Parlamento fechou uma grande unidade com o Governo do Estado na defesa da Transnordestina. No plenário, João Paulo disse que o Governo Federal está fazendo “gestos” para contemplar Pernambuco.

REUNIÃO EM SALGUEIRO
O parlamentar anunciou que a Frente deve se deslocar para Salgueiro, onde os parlamentares devem fazer uma audiência pública para ouvir demandas da região relacionadas à ferrovia. A reunião desta segunda-feira contou com a participação de representantes sindicais de petroleiros, ferroviários e metroviários e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PE).

Veja também

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil
ALIMENTAÇÃO

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil

Plano impresso no Planalto, reunião na casa de Braga Netto: 6 elementos que ligam Bolsonaro a trama
INVESTIGAÇÃO DA PF

Plano impresso no Planalto, reunião na casa de Braga Netto: 6 elementos que ligam Bolsonaro a trama

Newsletter