Hospital da Mulher é a obra mais bem avaliada da administração do Recife
O Hospital da Mulher, o Pro Uni Recife, o Hospital do Idoso, os 144 quilômetros de ciclovias e o Hospital Veterinário são as obras mais importantes realizadas ao longo dos oito anos de gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), de acordo com a pesquisa estimulada feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e divulgada pela Folha de Pernambuco. Em levantamento baseado na resposta dos entrevistados, 86% deles escolheram o Hospital da Mulher, inaugurado em 2016, como principal obra ou ação feita na gestão socialista . Outro símbolo da gestão de Geraldo, o Pro Uni Recife, tem aprovação de 79% dos entrevistados e o Hospital da Pessoa Idosa - inaugurado na final da gestão -por 77%.
Outra marca de Geraldo Julio, que permitiu maior mobilidade e lazer aos recifenses, a construção de 144 km de ciclovias de lazer foi considerada ótima ou boa por 76% dos recifenses. E o Hospital Veterinário, que permitiu acesso a donos de animais a atendimentos e cirurgias, conta com 76% de aprovação.
Logo em seguida, o Compaz, que conta com três unidades, localizadas no Cordeiro e Caxangá, na Zona Oeste do Recife, e no Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte, é considerado por 75% dos entrevistados como a realização de maior destaque da gestão municipal desde 2012.
Outras obras, como o novo Geraldão, a nova Conde da Boa Vista, os hospitais de campanha para Covid-1 e o novo Teatro do Parque registraram, todos, patamar de ótimo/bom superior a 64%.
Espontânea
A pesquisa também fez perguntas espontâneas aos entrevistados, que listaram novamente o Hospital da Mulher como a realização mais importantes do governo Geraldo Julio, com 24%. Em seguida vem o Compaz, com 20%, o Hospital do Idoso com 17%. Nesta lista, a contenção de morros surge com 12% das respostas, a nova Conde da Boa Vista com 10% e as Upas especialidades e Upinhas com 9%
Sucessão
A nova gestão do Recife, que terá início em 1° de janeiro de 2021, com o prefeito eleito, João Campos (PSB), também foi abordada na pesquisa. Foi questionado aos entrevistados quais as duas áreas que o novo gestor deveria dar mais atenção a partir do momento que assumir o Executivo Municipal e a saúde deve ser prioritária, na opinião de 54% dos entrevistados, seguida pela educação, área que deve receber atenção especial para 36%.
Em seguida, aparecem praticamente empatados a geração de emprego e renda (25%) e a segurança (24%). Apesar de ainda estarmos em meio às contaminações da Covid-19, a combate à pandemia é visto como algo que deve ser prioridade da futura gestão por apenas 14% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a área relacionado ao trânsito e transporte público (12%), e a área de esgoto e saneamento (10%). As áreas de habitação; limpeza urbana e coleta de lixo; lazer e cultura; e conservação de praças, parques e jardins são vistas como prioridade por menos de 5% dos entrevistados cada uma.