Logo Folha de Pernambuco

Humberto Costa faz diligência em Roraima

Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, o senador Humberto Costa (PT-PE) comanda, a partir desta quarta-feira (11), uma diligência ao estado de Roraima para investigar as denúncias de violência contra os Yanomamis. Infanticídio, estupro, homicídio e desaparecimento de indígenas são alguns dos casos relatados por lideranças da região nas últimas semanas.

O requerimento de Humberto para a ida a Roraima, onde fica o território Yanomami alvo do conflito com o garimpo ilegal, foi aprovado na semana passada. O senador pediu apoio logístico e de segurança ao governo federal, mas não recebeu retorno até a tarde desta terça-feira. Sem avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o deslocamento até a área no meio da floresta amazônica fica prejudicado.

Mesmo assim, cerca de 10 parlamentares, entre deputados e senadores, devem participar das diligências em Boa Vista, capital do estado. A agenda prevê reuniões com representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Polícia Federal, Defensoria Pública, Exército, Funai, Conselho Indigenista e Assembleia Legislativa e do governo de Roraima.

O primeiro compromisso de Humberto, nesta quarta, será com os próprios indígenas e também com indigenistas. O senador quer abrir as diligências colhendo os depoimentos dos principais interessados e ouvindo os relatos sobre a situação dos povos originários em Roraima.

"O que nos chega são cenários aterradores, casos escabrosos e atentatórios aos direitos humanos. Tudo isso estimulado pela cruzada que esse governo nefasto de Bolsonaro abriu contra os indígenas. Não podemos assistir impassíveis a essa situação. As diligências têm o objetivo de ouvir os Yanomamis e demais povos e apurar as providências que estão sendo tomadas pelas autoridades para combater essa onda de violência e proteger os indígenas e suas terras, como determina a Constituição", afirma Humberto.

Veja também

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump
Guerra

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump

Sport define data do início da pré-temporada do clube; confira
Sport

Sport define data do início da pré-temporada do clube; confira

Newsletter