Logo Folha de Pernambuco

Humberto Costa sinaliza para participação do PDT na Frente Popular

Humberto Costa e Wolney Queiroz mantém uma boa relação e estão mantendo um constante diálogo

Considerado o principal interlocutor do ex-presidente Lula (PT) em Pernambuco nas tratativas para 2022, o senador Humberto Costa (PT) afirmou que não vê dificuldades em todos os partidos de esquerda estarem juntos na Frente Popular, inclusive o PDT. O líder petista tinha uma reunião agendada com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, nesta semana, mas o encontro acabou tendo que ser adiado para a próxima semana por dificuldade em conciliar agendas. Costa e Queiroz mantém uma boa relação e estão mantendo um constante diálogo. 

"Eu tenho conversado com ele (Wolney) também. Acho que hoje eles têm uma preocupação muito correta com o cenário macional. Acho que hoje com essa nova lei não é tão fácil manter as bancadas, ampliá-las e ele tem essa preocupação. Acho que a gente tem que esperar um pouco mais para ver o desenho. Aqui, em Pernambuco, não vejo dificuldade de poder estar todo mundo junto, inclusive, o PDT", afirmou o senador, na abertura da Feneart, nesta sexta-feira (10).

O PDT se encontra em uma posição desconfortável em Pernambuco. Com a aproximação entre PT e PSB no cenário nacional é cada vez mais improvável que os socialistas apoiem o projeto presidencial de Ciro Gomes (PDT). Desta forma, o risco de isolamento dos pedetistas aumentou o que exigiu uma nova estratégia por parte das legendas. Dessa forma, lideranças da sigla passaram a pleitear a indicação para o Senado na Frente Popular, possibilitando um palanque duplo que abrigue Ciro Gomes e o ex-presidente Lula (PT).

Segundo Humberto, as realidades de cada estado são distintas e devem ser analisadas caso a caso. "O ideal é ter palanque unificado, mas cada realidade é uma realidade. O caso do Rio, por exemplo, tem mais de um candidato que quer apoiar Lula. Vamos fechar as portas para isso? Da mesma forma, eu acho que o mesmo palanque estadual tenha mais de um candidato a presidente. Cada caso terá que ser discutido específico", disse.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter