Logo Folha de Pernambuco

Humberto diz que atrasar o Enem é uma tentativa de dividir a sociedade

Humberto Costa é líder do PT no Senado - Marcos Oliveira/ Agência Senado
O senador Humberto Costa (PT) afirmou que a decisão do Ministério da Educação adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que fariam as provas em escolas ocupadas mostra a incompetência e a má intenção do ministro Mendonça Filho (DEM). Para ele, o objetivo do ministro, ao decidir atrasar parte dos exames, prejudica os alunos e tem como objetivo “gerar conflito, enfrentamento e violência na sociedade".

"Se o Ministério da Educação quisesse realizar o Enem e tivesse realmente a preocupação de que todos pudessem fazer o exame, ele simplesmente marcaria para outros lugares as provas que estão marcadas para essas escolas que estão ocupadas. Mas o que o governo Temer quis foi colocar estudante contra estudante, pai de aluno contra pai de aluno, sociedade contra professores. É mais uma demonstração da má intenção que esse governo tem", criticou o petista.

Humberto lembrou que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mudou alguns locais de votação durante a eleição exatamente para que não existissem conflitos.

“Apenas 2,2% dos alunos que farão o Enem terão suas provas adiadas. É inconcebível que um órgão como o Ministério da Educação não tivesse habilidade para remanejar as aulas para outros locais. Só uma gestão como a do ministro Mendonça Filho, mais conhecido como ministro 'Mãos de Tesoura', pelos cortes que tem feito na educação, para operar com tamanha incompetência e má intenção. Essa medida arbitrária vai prejudicar muitos jovens”, afirmou.

Segundo o senador, o movimento de ocupação de escolas e universidades mostra a resistência da sociedade ao governo de Michel Temer (PMDB), que defende a provação da PEC 55 (que era PEC 241 na Câmara dos Deputados), que vai congelar os gastos em saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

“Mais de mil escolas estão ocupadas. Este é, sem dúvida, um dos maiores protestos estudantis de todo o mundo e mostra a rejeição a esse projeto ilegítimo que tenta impor uma agenda de arrocho aos pobres, professores, estudantes e ao povo de uma maneira geral”. finalizou Humberto Costa.

Veja também

Apreensões do Ibama serão doadas ao Sesc Mesa Brasil
Solidariedade

Apreensões do Ibama serão doadas ao Sesc Mesa Brasil

Popularidade de Janja cai e chega a menor patamar desde o início do governo Lula, diz Quaest
PRIMEIRA-DAMA

Popularidade de Janja cai e chega a menor patamar desde o início do governo Lula, diz Quaest

Newsletter