Logo Folha de Pernambuco

Humberto repele ideia de o PT ser bancada independente na Assembleia

Senador afirma que eleitorado colocou o partido no campo da oposição

Senador Humberto Costa (PT) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em entrevista na quinta-feira (30) à Rádio Folha o senador Humberto Costa (PT) repeliu a hipótese de os três deputados estaduais, eleitos pela legenda, formarem uma bancada independente na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa é defendida pelo presidente do PT no Estado, deputado Doriel Barros. Também formam a bancada João Paulo Lima e Rosa Amorim.

"Nós perdemos para raquel no 1º turno, com a candidatura de Danilo Cabral (PSB), e perdemos no 2º turno, ao apoiarmos Marília Arraes (Solidariedade). Devemos ficar no campo da oposição a Raquel Lyra”, reforçou o senador.

Segundo Humberto Costa, a oposição será propositiva. “Uma oposição que faz acordos, que ajuda a governadora a cumprir o seu papel. mas isso não pode ser confundido com uma adesão. Tenho insistido dentro do PT que nós precisamos ter uma reunião estadual, e tomarmos uma posição”.

"O PT nunca foi partido de ficar em cima do muro. temos que urgentemente sentarmos, discutirmos e dizer qual é nossa posição. Vamos apoiar Raquel? Acho que não é o caso, pelo menos no momento. Não há elementos que nos permitam dizer que temos identidade com o atual Governo. o que não quer dizer que mais pra frente não se tenha", ponderou.

Para o senador, a decisão de formar uma bancada. independente não se coaduna com a posição do partido nem com a história política do PT. "Fomos oposição a Paulo Câmara e no final fizemos um entendimento em nome de uma questão nacional". registrou em referencia à aliança nacional que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), para presidente e vice-presidente da República.

Humberto também não descartou a possibilidade de o partido se aproximar do Governo Raquel Lyra. "Se a governadora adotar um posicionamento que se coadune com o que nós pensamos, não há por que não haver um diálogo, mas até o momento se isso acontecer é uma adesão sem justificativa para o nosso eleitorado. Não queremos em Pernambuco ser caudatário de quem quer que seja.  O PT tem a sua personalidade política, a sua base social.e é isso que nós queremos construir" , avisou.

 

 

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter