Inclusão da Rua da Imperatriz no Recentro para o resgate do comércio se torna lei

Phillipe Jonathan/Divulgação

Fruto de muita articulação e de uma indicação, aprovada na Câmara do Recife em abril de 2022, do vereador Alcides Cardoso (PSDB), a inclusão da Rua da Imperatriz na Lei do Recentro, beneficiando os proprietários de imóveis e comerciantes com um plano de incentivos fiscais para resgatar o comércio de uma das ruas mais tradicionais da cidade, tornou-se lei com a sanção do prefeito João Campos (PSB) ao Projeto de Lei do Executivo nº 57/2023, publicada no Diário Oficial deste sábado (30).

“É uma grande vitória que nós conseguimos depois de uma longa batalha que travamos ao lado dos proprietários de imóveis e comerciantes da Rua da Imperatriz para retirá-la do abandono, que só foi intensificado com a pandemia da Covid-19. E ocorre um ano e oito meses após a aprovação da nossa indicação em plenário, intervalo de tempo em que realizamos várias reuniões, uma audiência pública e apresentamos uma emenda modificativa ao projeto de lei do Executivo para incluir a Imperatriz no Recentro, que acabou sendo aproveitada pela Comissão de Finanças e Orçamento no texto final. Começaremos 2024 com uma boa perspectiva sobre a Imperatriz”, disse Alcides Cardoso.

Com a inserção da Rua da Imperatriz no plano de incentivos fiscais do Recentro, os proprietários e comerciantes poderão obter o desconto total ou parcial do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto Sobre a Transmissão de Bens Móveis (ITBI) e da Taxa de Licenciamento Urbano. O acolhimento da indicação de Alcides Cardoso para inserir a Imperatriz na Lei do Recentro era a principal reinvindicação deles.

“A mudança na Lei do Recentro para contemplar a Rua da Imperatriz dará as condições necessárias para atrair novas lojas com a oferta dos incentivos fiscais, como o desconto total ou parcial do ISS, e a reforma dos imóveis que hoje estão fechados para a abertura de estabelecimentos comerciais, que era inviável pela alta carga de impostos, como o IPTU. Isso vai possibilitar o aumento da circulação de pessoas na Imperatriz, que integra o corredor do comércio da nossa cidade, e irá resultar no aquecimento da nossa economia”, afirmou o vereador.

Veja também

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô
Paralimpíadas

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça
Justiça

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça

Newsletter