Indicado à vaga no TCU, FBC ressalta experiência política e defende enfoque pedagógico do tribunal
Na disputa por uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) saiu em defesa da sua candidatura nas redes sociais. O parlamentar reforçou que preenche todos os requisitos constitucionais e atributos para representar o Senado no posto. O legislador relembrou sua trajetória no Executivo como secretário de estado, ministro e prefeito.
O parlamentar ainda reforçou a tradição de pernambucanos no Tribunal e citou as trajetórias de José Múcio Monteiro, José Jorge e Ana Arraes na Corte. "Pernambuco se distingue pela presença de muitos de seus filhos na galeria de ministros do Tribunal de Contas – representantes públicos que abrilhantaram e engrandecem a história da Corte, como José Múcio Monteiro e José Jorge, e a atual presidente, Ana Arraes", destacou.
Em seu discurso na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa Alta, o líder do Governo no Senado alertou para o mal do "apagão das canetas" dos chefes do Ececutivo. "Isso tem emperrado o funcionamento da máquina estatal. As recentes mudanças na legislação podem trazer algum alívio a esse cenário. Contudo, creio ser possível obter aperfeiçoamentos, e isso passa por um reforço no enfoque pedagógico da atuação do TCU", defendeu.
Bezerra enfatizou sua vasta experiência política como uma vantagem para o exercício do cargo de ministro do tribunal:
O Senado analisa no dia de hoje a indicação para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Respeitosamente, submeto minha postulação para deliberação do plenário. Preencho os requisitos constitucionais e creio possuir os atributos para representar o Senado Federal.
— Fernando Bezerra (@fbezerracoelho) December 14, 2021