Logo Folha de Pernambuco

Indicado para a Habitação, Felipe Cury defende moradias no Centro do Recife

Futuro secretário é ligado à senadora Teresa Leitão (PT) e está como executivo da pasta desde 2023

Felipe Cury, presidente Lula, moradora do habitacional Vila Brasil e o prefeito João Campos, em julho deste ano, no Recife - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Ex-secretário-executivo de Habitação no Governo do prefeito João Campos (PSB), o petista Felipe Cury assume a titularidade da pasta no Recife, a partir do próximo ano. Cury é ligado ao grupo da senadora Teresa Leitão (PT) e vai substituir o secretário Ermes Costa, nome indicado pelo senador Humberto Costa (PT)>

"Vamos avançar na parceria com o Governo Lula através do Minha Casa, Minha Vida e construir com o prefeito João Campos uma política de gestão condominial, aproveitamento o Centro do Recife para moradia de Interesse social", apontou. Felipe Cury

O futuro secretário está na Prefeitura do Recife desde março de 2023, quando o Partido dos Trabalhadores decidiu integrar a base do prefeito João Campos  Destacou-se pelas ações administrativas e boa relação com os movimentos em defesa da moradia. "A escolha foi muito justa. Felipe Cury trabalhou muito como secretário-executivo e ajudou nas várias entregas", destacou Teresa Leitão. 

 

 

 

O Recife tem hoje um déficit habitacional de 54 mil moradias, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) Continua, divulgada  em 2022 e atualizada este ano. A capital pernambucana tem, segundo o levantamento, 1.586 habitações precárias, 6.231 coabitações e 46.150 habitações em ônus excessivo do aluguel, (as famílias comprometem mais de 30%da renda com a locação).

Segundo o futuro secretário, o déficit de moradias é um desafio da cidade. E ele aposta em ajudar no que for possível para saná-lo. "Vamos aguardar o planejamento estratégico da gestão para os próximos quatro anos e trabalhar com todos setores da sociedade", assegura.

Em suas redes sociais, o prefeito João Campos anunciou na noite do sábado (928) que o Recife seguirá avançando em sua política habitacional  "A partir do próximo ano, ele (Felipe Cury) estará à frente da nossa Secretaria de Habitação, com o objetivo de construir novas soluções e acelerar parcerias com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida."

Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura do Recife entregou este ano  cerca de 800 unidades habitacionais nos conjuntos Sérgio Loreto, Vila Brasil, e Encanta Moça, no bairro de São José.

Felipe Cury também atuou na Prefeitura do Recife como coordenador do Orçamento Participativo (2008 a 2010);  foi diretor de Planejamento em 2010 e gerente geral de Planejamento e Monitoramento na secretaria de Saneamento.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 

Veja também

Prefeito Bruno Reis (União) toma posse em Salvador para segundo mandato
Salvador

Prefeito Bruno Reis (União) toma posse em Salvador para segundo mandato

Rodrigo Neves assume a prefeitura de Niterói prometendo investimentos para transformar o Centro da c
Niterói

Rodrigo Neves assume a prefeitura de Niterói prometendo investimentos para transformar o Centro da c

Newsletter