Isaltino é convocado para prestar esclarecimentos sobre a Funase
“São 40 jovens assassinados nas dependências da Funase nos últimos cinco anos. Nenhum outro Estado do Brasil tem um sistema socioeducativo tão perverso e desumano. É preciso que o governo, representado na figura do secretário Isaltino Nascimento, venha a público prestar esclarecimentos”, avaliou Edilson. Vale ressaltar que o secretário pode deixar o cargo, com uma possível reforma nos quadros do Palácio do Campo das Princesas.
A convocação do secretário foi aprovada no dia 20 de outubro, depois da rebelião no centro de Abreu e Lima, no Grande Recife, que terminou com cinco feridos. Na ocasião, foi dada ao secretário a possibilidade de definir a data do comparecimento. A assessoria de Isaltino informou que ele escolheu o dia 25 de novembro. "Infelizmente, de lá para cá, ocorreram dois incidentes com 11 mortos", contextualizou o deputado.
Nos últimos 15 dias, 11 jovens foram assassinados sob a custódia do Estado. Quatro deles no centro de Timbaúba, na Mata Norte do Estado, e outros sete na madrugada de segunda-feira, na unidade de Caruaru, no Agreste pernambucano. Na tarde de segunda, a Comissão de Cidadania da Assembleia e outras entidades, como o Gajop, estiveram na unidade de Caruaru. Os integrantes das entidades conversaram com os jovens, que relataram denúncias de maus tratos por parte dos agentes socioeducativos.
Veja também
Futebol
Arteta destaca persistência de Gabriel Jesus no Arsenal e Martinelli elogia: 'Fenomenal'
Futebol