Logo Folha de Pernambuco

Jaboatão dos Guararapes terá Hospital da Mulher e da Criança

Equipamento, em obras, vai funcionar onde hoje é o Centro de Parto Natural do município

Mano Medeiros: "Será um complexo que vai cuidar da mãe e do filho" - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Eleição Jaboatão 2024: Acompanhe aqui a sabatina com o candidato Mano Medeiros (PL)

• Eleições Jaboatão 2024: Mano Medeiros promete chegar a 30 escolas em tempo integral

O município do Jaboatão dos Guararapes vai ganhar sua primeira unidade hospitalar para realização de partos. Segundo a prefeitura, quando Mano Medeiros assumiu a gestão, há dois anos, uma das preocupações foi permitir que as mulheres jaboatonenses pudessem ter filhos nascidos na própria cidade. Com essa finalidade, o prefeito inaugurou o Centro de Parto Normal Rita Barradas, que desde 2022 já realizou mais de 500 partos, com uma equipe multidisciplinar.

Agora, na intenção de dar ainda mais assistência, tanto às mães quanto aos filhos, o prefeito começou a construir o Hospital da Mulher e da Criança, que terá toda, segundo a prefeitura, a estrutura necessária ao acolhimento, tanto das gestantes, quanto dos bebês e que terá atendimento pediátrico, ginecológico e obstétrico.

Em obras, o novo Hospital da Mulher e da Criança terá capacidade para realizar mais de 300 partos por mês e acima de 75 cirurgias mensalmente. Também terá suporte para mais de 200 atendimentos de pré-natal e mais de 500 atendimentos de urgência e emergência obstétrica todos os meses. Em termos estruturais a unidade hospital contará com bloco cirúrgico completo funcionando 24 horas por dia, para realização de cirurgias e partos cesarianos com mais de 50 leitos, totalmente equipados para atender a população do município.

Terá um laboratório, em construção e também vai contar com 28 Leitos de alojamento conjunto para a maternidade, leitos para cirurgias pediátricas e ginecológicas e ainda para dar suporte clínico à mãe e ao bebê, em casos de tratamento de patologias do período pós-gestação. Tudo isso para que mães e filhos passem a ter atendimento completo, com total cobertura, sem precisar mais recorrer a outras cidades. 

“Nas nossas conversas com a população decidimos que não seria só uma maternidade, mas um hospital. Será um complexo que vai cuidar da mãe e do filho, desde o pré-natal ao nascimento e acompanhamento do desenvolvimento da criança”, explicou o prefeito Mano Medeiros. 

Desde 2022, no início da gestão Mano Medeiros a equipe do CPN já realizou cerca de cinco mil consultas e mais de 500 partos. As gestantes são acompanhadas a partir da 32ª semana de gestação, e até o momento do parto vão recebendo orientações, compartilhando dúvidas e medos e criando vínculos com a equipe, que é multidisciplinar, composta por enfermeiras obstetras, pediatras, assistentes sociais, técnicas de enfermagem, dentre outros profissionais.

Uma pessoa da família também é estimulada a participar do nascimento do bebê, que acontece na mesma suíte que a mãe ficará após o nascimento do bebê. O protagonismo da mulher também é amplamente estimulado, pois ela escolhe a posição que quer parir e quem vai acompanhá-la durante o parto. 

Além disso, as mães e acompanhantes recebem orientações para o primeiro banho, limpeza do coto umbilical, amamentação e higiene. Os bebês passam por testes de triagem neonatal (olhinho, coraçãozinho e linguinha) e são encaminhados para as unidades de atenção primária, para a continuidade do acompanhamento. E é comum as mulheres voltarem para conversar com a equipe e mostrar como o/a filho/a está crescendo, diante do laço afetivo que fica. 

A abordagem humanizada do Centro de Parto Normal Rita Barradas (CPN), da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, agora está registrada no livro "Entre o amor e o cuidado - um novo jeito de nascer". A obra, que tem 85 páginas, celebra as conquistas dos dois anos de existência do CPN, os desafios superados e o compromisso contínuo com a promoção do parto natural humanizado. A publicação também traz relatos emocionantes da equipe e de mães que tiveram seus bebês no Centro de Parto Normal, destacando a importância do cuidado respeitoso e acolhedor durante o pré-parto, o parto e o pós-parto.

Veja também

Juri em tribunal civil considera Conor McGregor culpado pela acusação de estupro a uma mulher
ARTES MARCIAIS

Juri em tribunal civil considera Conor McGregor culpado pela acusação de estupro a uma mulher

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Newsletter