Logo Folha de Pernambuco

Jarbas Filho destaca avanço na alfabetização em Pernambuco

Jarbas Filho destaca avanço na alfabetização em Pernambuco - Divulgação

As melhorias nos índices de alfabetização de alunos de Pernambuco e do Brasil foram tema de pronunciamento do deputado Jarbas Filho na sessão plenária desta quarta-feira (29). Na tribuna, o parlamentar destacou que tanto o Brasil quanto o Estado conseguiram avançar para que os estudantes aprendam a ler e escrever até o 2º ano do ensino fundamental.

Jarbas falou baseado em números do Indicador Criança Alfabetizada, medido pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado na última terça-feira (28) pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, numa solenidade em Brasília que reuniu governadores de todo o País.

O deputado estadual ressaltou que o Brasil tem 56% das crianças até o 2º  ano do fundamental alfabetizadas. Esse era praticamente o mesmo índice antes da pandemia de covid-19, 55%. Significa que o País conseguiu melhorar o baixo desempenho de 2021, que ficou em 36%, afetado justamente pelo coronavírus, que provocou a suspensão de aulas presenciais nas escolas brasileiras.

“Pernambuco também melhorou o indicador de alfabetização. Temos hoje no Estado 59% dos alunos do 2º ano sabendo ler e escrever, percentual maior que o registrado nacionalmente, que é de 56%. Nosso Estado também apresentou crescimento, se comparado com 2019, quando esse índice era 45%”, afirmou Jarbas Filho. “Parabenizo o esforço da educação pernambucana, pois o percentual de estudantes alfabetizados nessa série chegou a 28% em 2021”, complementou o deputado.

Jarbas destacou também que somente 11 cidades de Pernambuco registraram 80% ou mais de alunos alfabetizados até o 2º ano, segundo esse indicador do MEC. A meta do governo federal, anunciada pelo presidente Lula para os governadores na cerimônia da capital federal, é que todos os Estados e municípios alcancem 80% em 2030.

“Chamo a atenção para a cidade de Machados, no Agreste, que ficou com 86,9% de crianças alfabetizadas na idade certa. O município já chegou a esse percentual agora em 2024, portanto seis anos antes da meta estipulada pelo presidente Lula. Quero parabenizar o prefeito Juarez da Banana pelo resultado, pois priorizar o ensino na infância influencia diretamente para que mais tarde estas crianças tenham um futuro promissor”, enfatizou.

Ele também elogiou o desempenho de outras quatro cidades pernambucanas. “Salgueiro, do prefeito Marcones Sá;  Paranatama, gerida por Valmir do Leite; Ipubi, do prefeito Chico Siqueira;  e Betânia, do prefeito Mário Flor, também merecem destaque, pois alcançaram mais de 70%, ou seja, se aproximam da meta do Governo Federal”, pontuou. 

Segundo o MEC, Salgueiro tem 75,9% dos estudantes alfabetizados até o 2º ano. Paranatama registrou 74,1%, Ipubi ficou com 72% e Betânia alcançou 70,5%. “O caminho está sendo percorrido e merece ainda mais investimentos. Os gestores municipais, não só destas cidades, como de outras que também lutam por uma boa educação, podem contar com o nosso mandato”, disse Jarbas.

PROFESSORES  

O parlamentar ainda falou sobre a campanha salarial dos professores da rede estadual. “Quero aproveitar também este espaço para celebrar que os professores da rede estadual chegaram a um acordo com o governo de Pernambuco. Eles aprovaram ontem (terça-feira, 28) em assembleia, por unanimidade, a proposta do Estado. Este era um desejo do meu mandato e desta Casa quando votamos o aumento do piso salarial em junho. É um ganho para a categoria”, ressaltou. 

“O aumento para todos os docentes será pago a partir deste mês de junho. Os reajustes vão de 3,62% até 15%, podendo chegar a 20%. Não só os professores, mas os assistentes e analistas da educação também vão ganhar aumento nos salários”, disse Jarbas, ressaltando a importância de continuar investindo na educação.

Veja também

Parlamento venezuelano pede a Maduro que rompa relações com Espanha
SOLICITAÇÃO

Parlamento venezuelano pede a Maduro que rompa relações com Espanha

Uma em cada cinco crianças vive na extrema pobreza no Reino Unido, diz estudo
LEVANTAMENTO

Uma em cada cinco crianças vive na extrema pobreza no Reino Unido, diz estudo

Newsletter