Logo Folha de Pernambuco

Jarbas Filho diz que MDB não tem posição fechada para eleição de 2026

Deputado destaca a pluralidade interna e afirma que o partido buscará consenso sobre futuro

Deputado estadual Jarbas Filho, em Entrevista na Rádio Folha FM 96,7 - Arthur Mota // Folha de Pernambuco

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) afirmou que, embora o MDB tenha decidido apoiar a reeleição do prefeito João Campos (PSB) neste ano, não há definição sobre uma aliança partidária nas eleições de 2026. O parlamentar pondera que a aliança com o socialista, que surgiu a partir da histórica parceria entre o MDB e o PSB desde 2012, é vista como uma decisão pontual.

"Somos um partido plural, que respeita as suas lideranças regionais. A decisão de apoiar João Campos foi tomada em consenso dentro do MDB, mas as perspectivas para 2026 são outras, e é isso que estamos debatendo. Aqui em Pernambuco, temos diferentes opiniões dentro do partido, mas sempre tentamos chegar a um consenso. O que importa é que o MDB caminhe unido para as próximas decisões", afirmou Jarbas Filho. 

O parlamentar observou que o MDB enfrentará desafios importantes na definição de sua posição para 2026 e se posicionou como um dos atores ativos nesse processo, afirmando que, com o tempo de debate, o partido tomará as melhores decisões para seguir forte no estado.

"Tenho certeza de que o MDB pode se unir e encontrar o melhor caminho para 2026. Ainda temos todo o ano de 2025 para discutir, e pretendo ser um dos principais articuladores desse processo", concluiu.

Protagonismo 

Além disso, o deputado manifestou o desejo de fortalecer a sigla em Pernambuco e retomar o protagonismo perdido em algumas áreas. "O MDB tem se saído bem nas últimas eleições, mas precisamos garantir que nosso partido tenha voz e vez em Pernambuco. Não queremos depender de outros partidos para construir nossa trajetória", declarou.

O deputado também destacou o potencial de diálogo do MDB, que, por ser um partido de centro, tem facilidade para conversar com diversas correntes políticas. "Somos um partido que dialoga com a centro-direita e com a centro-esquerda. O MDB não vai para o radicalismo nem para o extremismo, por isso é uma legenda muito atrativa, com fundo eleitoral robusto e tempo de TV relevante", ressaltou.

Confira a entrevista completa: 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Newsletter