Logo Folha de Pernambuco

Jô Cavalcanti, das Juntas, defende união da esquerda para derrotar Bolsonaro

Para a deputada, decisão de não colocar Boulos (PSOL) como candidato ao Planalto em 2022 é correta

Roberto Soares/ Alepe


Mesmo com o crescimento político de Guilherme Boulos (PSOL), o PSOL decidiu apoiar a pré-candidatura à presidência de Lula (PT), com o objetivo de derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) - que tenta a reeleição para o Planalto. 

Segundo a deputada estadual Jô Cavalcanti, que integra o coletivo JUNTAS, o PSOL precisa, antes de tudo, lutar contra a extrema-direita.  “Eu acho que Guilherme é uma figura em ascensão. Eu acho que, desde de 2018, ele fez uma campanha lindamente com a Sônia Guajajara. Então, ele vem crescendo. Ele se candidatou agora a prefeito, chegou a um crescimento significativo em São Paulo e hoje o debate é mais amplo. Até porque o ciclo de debate que tem na esquerda é tirar Bolsonaro do poder. Com esse desgoverno que ele está fazendo, temos que ter um avanço de unidade da esquerda, vamos todos contra Bolsonaro”, afirmou em entrevista para a Rádio Folha 96,7 FM nesta quinta-feira (03). 

Com o cargo do Planalto fora da reta, o PSOL lançou o político como pré-candidato ao Governo de São Paulo. 

Outros partidos da esquerda, como o PSB e o PV, estão deixando de lançar candidatura própria e escolhendo, com a mesma linha de raciocínio, apoiar explicitamente a candidatura de Lula à presidência. 


Candidatos do Psol 

Além da corrida presidencial, em 2022, as eleições definirão os próximos nomes para governador das 27 unidades federativas. Ainda, serão eleitos deputados estaduais e federais e senadores. 

Mesmo ao lado do PSB na decisão por Lula, em Pernambuco, o PSOL decidiu que não vai apoiar a candidatura ao governo de Danilo Cabral (PSB) e lançou o nome de João Arnaldo como pré-candidato. Outros nomes, para o senado e para a Assembleia Legislativa também estão sendo colocados. 

“A gente passou por um processo de pandemia, e ainda está passando, mas isso tudo faz com que a gente, dentro desse desafio, coloque mais pessoas para estar dentro desse processo, tanto na Assembleia Legislativa, como na Assembleia Federal. Estamos caminhando arduamente nacionalmente, como local. Hoje temos uma candidatura a governo com João Arnaldo, já temos uma candidata ao senado (Eugênia Lima), a gente (JUNTAS) vai tentar reeleição, a gente vê também que Dani Portela está se colocando à disposição. A gente está dialogando”, confirmou. 

Nesta quinta-feira (03), por meio das redes sociais,  Ivan Moraes (PSOL), anunciou a sua pré-candidatura como deputado estadual. 

Confira a entrevista completa no podcast Folha Política:

https://open.spotify.com/episode/649jBaNAxOm8q7x70rDGUq?si=4a3df15ca4964d16

 

Veja também

Virose no litoral de SP: em meio a surto de norovírus, aumenta número d praias impróprias para banho
Saúde

Virose no litoral de SP: em meio a surto de norovírus, aumenta número d praias impróprias para banho

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto
inflação

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Newsletter