Logo Folha de Pernambuco

Jô Cavalcanti propõe projeto de lei pelo fim da escala 6x1 nos contratos da Prefeitura do Recife

Vereadora protocola proposta nesta sexta (10) para reduzir jornada de trabalho

Jô Cavalcanti, vereadora do Recife pelo PSOL - Foto: Divulgação

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) protocola, nesta sexta-feira (10), projeto de lei para reduzir a jornada de trabalho nos contratos administrativos, convênios, licitações, contratações administrativas e contratos temporários da Prefeitura do Recife. O objetivo é pôr fim à escala de 6 dias de trabalho para um de descanso, em todos os contratos de obras, serviços e parcerias públicas que envolvam transferência de recursos do município. 

“A jornada 6x1 é desumana porque tira dos trabalhadores e das trabalhadoras o tempo de estar com a família, de cuidar da saúde, da casa, de ter descanso e lazer e da convivência em comunidade. Lutar contra esse formato de trabalho, contra essa exploração, é lutar pelo direito de viver uma vida mais digna. E esse é um compromisso nosso com o povo trabalhador da nossa cidade”, afirma Jô Cavalcanti. 

 

 

 

A apresentação desse PL no Recife faz parte de uma ação coordenada entre vereadores do PSOL. Nesta quinta-feira (9), os parlamentares Amanda Paschoal (PSOL-SP) e Rick Azevedo (PSOL-RJ) protocolaram projetos com o mesmo teor em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. 

Os projetos, elaborados em conjunto com o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), somam à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pelo fim da Escala 6x1, de autoria da deputada federal Erika Hilton, líder do PSOL na Câmara, em tramitação no legislativo federal. 

Federal
Para a deputada, ir contra jornadas de trabalho exaustivas deve ser uma luta de todas as escalas do poder. "Considero fundamental que nossa vereadora Jô Cavalcanti também paute o fim da escala 6x1 para os contratos, serviços e órgãos da prefeitura do Recife", afirma a deputada Erika Hilton.

."A luta contra a exploração une trabalhadores e a sociedade como um todo, para além de partidos e espectros políticos. Recife pode dar sua contribuição e ser vanguarda desse processo, desde a ponta, desde o chão da cidade, onde vivem os trabalhadores brasileiros", reforça Erika Hilton.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 

Veja também

Casos de dengue em Pernambuco serão monitorados por centro de operações do Ministério da Saúde
ARBOVIROSES

Casos de dengue em Pernambuco serão monitorados por centro de operações do Ministério da Saúde

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025
BRASIL

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Newsletter