Logo Folha de Pernambuco

João Campos afirma que confia em Victor Marques para a gestão do Recife

Prefeito ressalta experiência do vice em gestão e infraestrutura no Recife

Victor Marques e João Campos celebram vitória histórica no Recife - Foto: Rafael Melo / Folha de Pernambuco

O prefeito reeleito em votação histórica no Recife, João Campos (PSB), continua cauteloso sobre sua possível candidatura ao governo de Pernambuco em 2026. Mesmo sendo cotado para a disputa, João reafirmou que está focado em seu atual mandato e disse que vive "um dia de cada vez" ao ser questionado sobre seu futuro político.

“Meu sonho era ser o melhor prefeito do Recife, então vou viver um dia de cada vez”, declarou.

No entanto, ele ressaltou a capacidade de seu vice, Victor Marques (PCdoB), ao ser questionado se ele estaria pronto para assumir a prefeitura caso decida renunciar para concorrer ao governo estadual.

“Eu não tenho nenhuma dúvida de que ele está pronto para trabalhar muito pelo Recife. A gente não deve ter preconceito com ninguém. Nosso time tem muitos jovens, mas também muitos experientes.”

O atual gestor da capital pernambucana fez questão de destacar a trajetória de Marques, ex-chefe de gabinete da Prefeitura do Recife, que o acompanha de perto em diferentes funções ao longo de sua carreira pública.

“Victor ocupa uma função muito equilibrada entre a gestão e a política. Esteve presente em todos os momentos mais importantes da cidade, desde a construção das grandes operações de crédito, passando pelos momentos de chuva, monitoramento de obras, momentos de crise, até os projetos. Ele é engenheiro civil, estudamos juntos, ele domina a área de infraestrutura e estudou para isso. Vai estar ao meu lado no dia a dia da gestão. Ele já fez muito disso, mas de forma mais discreta no papel que ocupava”, acrescentou.

Diálogo com o Estado

Apesar das diferenças políticas entre ele e a governadora Raquel Lyra (PSDB), Campos adotou uma postura aberta ao diálogo, esperando uma colaboração produtiva com o governo estadual em prol do Recife.

“Ela me ligou e disse que o Governo de Pernambuco estava 100% à disposição da cidade do Recife. Eu agradeci e espero que isso seja devidamente cumprido”, afirmou o prefeito.

Campos também mencionou o exemplo de seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, para ilustrar sua disposição de manter um diálogo construtivo, mesmo com adversários políticos.

“Eu vi meu pai desde muito cedo trabalhando e vi a forma como ele tratava as pessoas com altivez e respeito, buscando parcerias e trazendo adversários históricos para perto, sem perseguir ninguém e sem agir com ódio. Eu aprendi a fazer desse jeito e vou continuar assim”, concluiu João.

Essa postura de diálogo será colocada à prova no próximo dia 22 de novembro, quando a governadora Raquel Lyra reunirá, pela primeira vez, os prefeitos eleitos na eleição do último domingo (6) para discutir a integração entre o estado e os municípios em benefício da população. João já confirmou sua presença, caso seja convidado. “Se for bom para o Recife, serei o primeiro a praticar”.

Veja também

Newsletter