Logo Folha de Pernambuco

João Campos anuncia os primeiros nomes do novo secretariado

Prefeito do Recife assegurou a permanência de quadros estratégicos para o seu segundo mandato

João Campos divulga primeiros nomes do novo secretariado - Divulgação

Por meio de suas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, ontem (22), os primeiros nomes que farão parte do primeiro escalão da gestão municipal, a partir de janeiro de 2025. O gestor confirmou a permanência para o próximo mandato de quadros estratégicos do seu atual secretariado.  Fred Amâncio, atual secretário de Educação, continuará à frente da pasta; Pâmela Alves, que atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva na Secretaria de Saúde, assumirá a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome; e o jornalista Gilberto Prazeres seguirá comandando o Gabinete de Imprensa.  

Servidores
A confirmação dos nomes de Fred Amancio e Pâmela Alves assegura o acordo entre a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco para a cessão de servidores estaduais. A informação foi antecipada pela Folha de Pernambuco em matéria da colunista Betânia Santana. No início de novembro a governadora Raquel Lyra (PSDB) havia sinalizado que precisava dos servidores cedidos a prefeituras para reforçar o seu governo.  

Com 2025 batendo à porta, os líderes políticos chegaram a um ponto de equilíbrio, que garante a permanência de quadros estratégicos na gestão João Campos.  Outros nomes que deverão ser mantidos no time municipal são os da secretária de Finanças, Maíra Fischer, e do presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida. Ambos também são servidores do Estado e serão novamente cedidos ao Palácio do Capibaribe.  

Biografias
Nome de confiança do prefeito João Campos e considerado um quadro estratégico na área de educação, Fred Amâncio é formado em Administração de Empresas pela UPE e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal pela FGV e MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás pela FGV-RJ.  Na Secretaria de Educação, ele contribuiu para o aumento do número de vagas em creches, a implantação de um novo modelo de gestão e a criação de programas como Embarque Digital, Recife no Mundo e Olimpíada de Matemática. Amancio também teve uma carreira destacada no Governo do Estado, com passagens pelas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.  

Nova secretaria
Pâmela Alves terá a missão de comandar uma pasta que será criada com a reforma administrativa promovida pelo prefeito João Campos. O projeto do novo organograma municipal ainda depende de aprovação da Câmara de Vereadores. Outro nome de confiança de Campos, a gestora é formada em Administração pela UFPE e pós-graduada em Gestão Pública pela UPE. Servidora pública estadual, ela atualmente coordena os distritos sanitários do Recife como secretária-executiva de Saúde.  Pâmela também já foi secretária de Turismo e Lazer da cidade, descentralizando ações da pasta pelos bairros, e atuou como coordenadora do Pacto Pela Vida no Governo de Pernambuco.

Já Gilberto Prazeres segue no comando da comunicação do Recife. Ele é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, atuou como secretário-executivo de Imprensa no Governo do Estado e acumula passagens por diversos veículos de comunicação.

Veja também

Equipe médica síria diz ter dado falso testemunho sobre ataque químico por pressão do regime
ORIENTE MÉDIO

Equipe médica síria diz ter dado falso testemunho sobre ataque químico por pressão do regime

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027
Futebol

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027

Newsletter