João Campos anuncia os primeiros nomes do novo secretariado
Prefeito do Recife assegurou a permanência de quadros estratégicos para o seu segundo mandato
Por meio de suas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, ontem (22), os primeiros nomes que farão parte do primeiro escalão da gestão municipal, a partir de janeiro de 2025. O gestor confirmou a permanência para o próximo mandato de quadros estratégicos do seu atual secretariado. Fred Amâncio, atual secretário de Educação, continuará à frente da pasta; Pâmela Alves, que atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva na Secretaria de Saúde, assumirá a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome; e o jornalista Gilberto Prazeres seguirá comandando o Gabinete de Imprensa.
Servidores
A confirmação dos nomes de Fred Amancio e Pâmela Alves assegura o acordo entre a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco para a cessão de servidores estaduais. A informação foi antecipada pela Folha de Pernambuco em matéria da colunista Betânia Santana. No início de novembro a governadora Raquel Lyra (PSDB) havia sinalizado que precisava dos servidores cedidos a prefeituras para reforçar o seu governo.
Com 2025 batendo à porta, os líderes políticos chegaram a um ponto de equilíbrio, que garante a permanência de quadros estratégicos na gestão João Campos. Outros nomes que deverão ser mantidos no time municipal são os da secretária de Finanças, Maíra Fischer, e do presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida. Ambos também são servidores do Estado e serão novamente cedidos ao Palácio do Capibaribe.
Leia Também
• Eriberto Rafael afirma que toda cidade merece ter um prefeito como João Campos
• Fernando Dueire destaca semelhança entre gestão fiscal de Raquel Lyra e João Campos
• No discurso do prefeito João Campos, um aceno aos adversários
Biografias
Nome de confiança do prefeito João Campos e considerado um quadro estratégico na área de educação, Fred Amâncio é formado em Administração de Empresas pela UPE e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal pela FGV e MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás pela FGV-RJ. Na Secretaria de Educação, ele contribuiu para o aumento do número de vagas em creches, a implantação de um novo modelo de gestão e a criação de programas como Embarque Digital, Recife no Mundo e Olimpíada de Matemática. Amancio também teve uma carreira destacada no Governo do Estado, com passagens pelas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.
Nova secretaria
Já Pâmela Alves terá a missão de comandar uma pasta que será criada com a reforma administrativa promovida pelo prefeito João Campos. O projeto do novo organograma municipal ainda depende de aprovação da Câmara de Vereadores. Outro nome de confiança de Campos, a gestora é formada em Administração pela UFPE e pós-graduada em Gestão Pública pela UPE. Servidora pública estadual, ela atualmente coordena os distritos sanitários do Recife como secretária-executiva de Saúde. Pâmela também já foi secretária de Turismo e Lazer da cidade, descentralizando ações da pasta pelos bairros, e atuou como coordenadora do Pacto Pela Vida no Governo de Pernambuco.
Já Gilberto Prazeres segue no comando da comunicação do Recife. Ele é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, atuou como secretário-executivo de Imprensa no Governo do Estado e acumula passagens por diversos veículos de comunicação.