Logo Folha de Pernambuco

João Campos e outras lideranças políticas lamentam falecimento de Magdalena Arraes

Políticos e familiares publicam mensagens ressaltando importância de Magdalena Arraes na política

Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes, e seu bisneto João Campos, prefeito do Recife. - Reprodução Instagram/ @joãocampos

Lideranças políticas de Pernambuco expressaram pesar pelo falecimento de Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes, nesta quinta-feira (11/07). Dona Magdalena deixa um legado de força e luta política.

O prefeito do Recife, bisneto de Magdalena, João Campos, expressou seu pesar.

"Hoje é um daqueles dias difíceis. Se despedir da minha bisavó Magdalena aperta o peito e nos faz lembrar de tanta coisa, de tanto exemplo, do tanto que nos ensinou", expressou o prefeito.

"Ela sempre foi um pilar de força em nossa família, uma mulher altiva, sensível e firme, sobretudo nos momentos mais difíceis. Neste momento de luto, nos unimos em lembrança e gratidão por tudo que ela representou e nos ensinou", concluiu. 

Maria Arraes, deputada federal e neta de Magdalena, celebrou a memória da avó com um tributo emocionado.

"É com imenso pesar, mas também com gratidão eterna pelo seu legado de amor e generosidade que celebro a memória da nossa querida vovó Mada, uma mulher inspiradora, que dedicou sua vida à família e à educação", escreveu Maria Arraes.

"Durante minhas andanças pelo Estado, muitas vezes escuto lembranças do povo sobre ela, sobre como cuidava e se dedicava a cada ação que se propunha a fazer. Para os netos e bisnetos, sempre dava livros de presente. Professora, incentivava nossa leitura, nosso conhecimento, nossa imaginação. Vovó Mada vive em nós", completou. 

A ex-deputada federal Marília Arraes, também neta de Magdalena, prestou homenagem.

"A certeza da missão cumprida. Foi assim que minha avó, Magdalena Arraes, deixou hoje este plano. Nossa amada vovó Mada viveu incríveis 95 anos. E eu tive o privilégio de ser sua neta por 40, quanta honra!"

"Agradeço a Deus pelos caminhos dela e de meu avô terem se cruzado. Com isso, meu pai e tios tiveram uma família unida e forte, em meio a tantas adversidades que atravessaram. Eu não seria quem sou, se não fosse sua neta, sem que você tivesse compartilhado sua sabedoria e apoio gentil", declarou Marília Arraes.

O deputado federal Pedro Campos, bisneto de Magdalena, publicou nas suas redes sociais um texto lamentando sua perda. 

"Com coração apertado de saudade, hoje nos despedimos da minha bisavó Mada, mulher forte e tanto nos ensinou com seu exemplo de coragem e sabedoria. De suas mãos também brotaram forças para várias transformações sociais que nosso estado vivenciou. Seguimos aqui, para honrar sua trajetória e o seu legado", escreveu o Deputado. 

"Vá com Deus e descanse em paz, Mada. O céu celebra hoje o amor e o seu reencontro com Arraes", concluiu. 

A governadora Raquel Lyra decretou luto oficial de três dias no Estado em virtude do falecimento da ex-primeira dama de Pernambuco Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar, viúva do ex-governador Miguel Arraes.

“Pernambuco perdeu hoje Maria Magdalena Arraes, mulher de fibra e ex-primeira dama que dedicou sua vida ao nosso Estado. Sua força e dedicação serão eternamente lembradas. Meus sentimentos à família e a todos que sentem essa perda”, disse a governadora.

 

O senador Fernando Dueire, prestou condolências aos familiares e amigos de Magdalena e também lamentou sua perda. 

"Hoje, Dona Magdalena Arraes mudou de dimensão e passou ao plano espiritual. Discreta, gentil e forte, foi a resistente e dedicada companheira de vida do ex- governador Miguel Arraes. Que sua passagem em direção à luz seja tranquila e em paz, cercada pelos seus reconhecidos merecimentos. Aos familiares e amigos, nossos sentimentos de pesar e amizade fraterna", disse o senador. 

O Partido Socialista de Pernambuco (PSB), por meio de seu presidente estadual, Sileno Guedes, também lamentou a perda.

"O PSB de Pernambuco vem a público lamentar o falecimento de dona Magdalena Arraes, aos 95 anos. Mulher com personalidade marcada pela generosidade, ela não somente acompanhou os fatos históricos que marcaram Pernambuco, mas também foi uma agente de transformação."

O PSB nacional manifestou profundo pesar pela morte de Magdalena, por meio do seu presidente Carlos Siqueira.

"Mulher de grandes virtudes, companheira inseparável do nosso querido presidente Miguel Arraes, dona Magdalena foi exemplo de altruísmo, destemor e especial preocupação com os mais desfavorecidos. Como primeira-dama, em três oportunidades, realizou políticas públicas com importante impacto social", declarou o presidente.  

"Aos filhos, netos, enteados e binestos, enviamos o abraço de todos os integrantes do PSB, nossa solidariedade e, sobretudo, nossa saudade dessa figura tão excepcional que por muitos anos esteve presente na vida política de Pernambuco", concluiu.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, destacou a importância de Magdalena na trajetória de Miguel Arraes.

"Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de Dona Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes. Mulher corajosa, Dona Magdalena sempre agiu com sabedoria e foi companheira fundamental na trajetória de Dr. Arraes", disse Porto.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também expressou suas condolências.

"Recebi com pesar a notícia do falecimento de Magdalena Arraes. Dona Magdalena teve um papel fundamental na luta pela democracia ao lado do ex-governador Miguel Arraes", disse Costa Filho. 

O vereador Rinaldo Junior, foi outra liderança política que manifestou condolências a familiares e amigos.

"Recebi com grande pesar a notícia do falecimento da nossa eterna primeira Dama de Pernambuco e viúva do ex-governador Miguel Arraes, Maria Magdalena. Sua sensibilidade com os mais vulneráreis durante sua vida pública e como primeira dama do Estado deixam um importante legado para Pernambuco e toda a nossa sociedade", escreveu o vereador.

Em nota conjunta, o deputado federal Fernando Filho, o secretário de Turismo e Lazer do Recife e deputado estadual licenciado Antonio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho lamentaram a perda.

"É com grande consternação que recebemos a triste notícia do falecimento de Dona Magdalena Arraes, ex-primeira-dama de Pernambuco e viúva do ex-governador Miguel Arraes. Pernambuco perde uma personalidade importante, admirável, uma mulher de fé que dedicou a vida a projetos de amparo à população mais necessitada do nosso estado. Sua partida certamente deixará um vazio nos corações daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la e de serem inspirados por sua força e determinação", lamentam os líderes políticos. 

 

 

Veja também

Newsletter