João Campos e Victor Marques convidam Vini Castello para cargo na Prefeitura do Recife
Candidato a prefeito de Olinda em 2024 foi convidado para a secretaria-executiva de Infraestrutura
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o vice, Victor Marques (PCdoB), convidaram o ex-vereador e candidato a prefeito de Olinda pelo PT nas últimas eleições, Vinicius Castello, a ocupar um cargo na gestão. O petista deve aceitar e será secretário-executivo de Infraestrutura, pasta comandada por Victor Marques.
O convite partiu dos dois gestores e foi diretamente para Vinicius Castello, sem passar pelo crivo da agremiação petista, como aconteceu com as outras duas Secretarias - Habitação e Meio Ambiente - quando o partido indicou os nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto.
Leia Também
• Eleições Olinda 2024: Mirella Almeida e Vinicius Castello se enfrentam em último debate
• Em Olinda, Vinicius Castello (PT) vota no Bonsucesso acompanhado de comitiva
• Olinda: Mirella Almeida e Vinicius Castello votam e demonstram confiança na vitória
Grande Recife
Na Infraestrutura, que detém 70% do orçamento do Recife, Vinicius Castello terá uma pauta para além dos limites recifenses. Será responsável por acompanhar, especialmente, o projeto do Arco Metropolitano. Para isso, estará em contato direto com outros municípios do Grande Recife.
No dia 28 de dezembro, o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial o edital de licitação do trecho Sul da benfeitoria, entre os municípios de Moreno e do Cabo de Santo Agostinho, uma extensão de 25,3 quilômetros. O início da obra está previsto para abril deste ano e envolve recursos estaduais na ordem de R$ 744 milhões.
Já a segunda etapa do trecho Sul, que vai da PE-408, em Paudalho, até a BR-232, está em análise junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Ministério dos Transportes.
Outros convites
O ex-vereador teve o nome lembrado para ocupar a Superintendência do Trabalho em Pernambuco, hoje nas mãos de Patrícia dos Anjos, ou ainda uma das superintendências da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Mas a afinidade com o prefeito João Campos deve influenciar sua decisão.
Vinicius Castello também possui perfil semelhante ao que João Campos tem buscado para compor os quadros da prefeitura: tem disposição, é jovem (30 anos), preto e de origem periférica. Advogado, conquistou seu primeiro mandato legislativo aos 26 anos
Ligado ao senador Humberto Costa (PT), que ainda não indicou nenhum nome para a atual gestão, o ex-vereador está na lista de possíveis candidatos a deputado pelo PT em 2026. O convite para a Prefeitura do Recife não estaria condicionado à saída do partido para o PSB.
Disputa eleitoral
Vinicius Castello encerrou o mandato na Câmara de Olinda no fim de 2024. Levou a eleição à prefeitura para o segundo turno, em uma campanha disputadíssima e que teve o apoio do PSB e a presença constante do prefeito João Campos na reta final do pleito. Conquistou muitos apoios, incluindo nomes como o do presidente da Câmara, Saulo Holanda, que estiveram no primeiro turno ao lado da prefeita eleita, Mirella Almeida (PSD).
As urnas garantiram 105.616 votos (48,62% dos votos válidos) para Vinicius Castello contra 111.613 votos (51,38%) de Mirella Almeida.
A corrida de Olinda também foi marcada pela rivalidade entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e João Campos. A tucana e o socialista e foram presenças constantes na cidade para apoiar seus apadrinhados eleitorais, respectivamente, Vinicius Castello e Mirella Almeida.