Logo Folha de Pernambuco

João Campos e Victor Marques convidam Vini Castello para cargo na Prefeitura do Recife

Candidato a prefeito de Olinda em 2024 foi convidado para a secretaria-executiva de Infraestrutura

João Campos e Vinicius Castello - Edson Holanda

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o vice, Victor Marques (PCdoB), convidaram o ex-vereador e candidato a prefeito de Olinda pelo PT nas últimas eleições, Vinicius Castello, a ocupar um cargo na gestão. O petista deve aceitar e será secretário-executivo de Infraestrutura, pasta comandada por Victor Marques.

O convite partiu dos dois gestores e foi diretamente para Vinicius Castello, sem passar pelo crivo da agremiação petista, como aconteceu com as outras duas Secretarias - Habitação e Meio Ambiente - quando o partido indicou os nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto.

Grande Recife

Na Infraestrutura, que detém 70% do orçamento do Recife, Vinicius Castello terá uma pauta para além dos limites recifenses. Será responsável por acompanhar, especialmente, o projeto do Arco Metropolitano. Para isso, estará em contato direto com outros municípios do Grande Recife.

No dia 28 de dezembro, o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial o edital de licitação do trecho Sul da benfeitoria, entre os municípios de Moreno e do Cabo de Santo Agostinho, uma extensão de 25,3 quilômetros. O início da obra está previsto para abril deste ano e envolve recursos estaduais na ordem de R$ 744 milhões.

Já a segunda etapa do trecho Sul, que vai da PE-408, em Paudalho, até a BR-232, está em análise junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ao Ministério dos Transportes.

Outros convites

O ex-vereador teve o nome lembrado para ocupar a Superintendência do Trabalho em Pernambuco, hoje nas mãos de Patrícia dos Anjos, ou ainda uma das superintendências da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Mas a afinidade com o prefeito João Campos deve influenciar sua decisão.

Vinicius Castello também possui perfil semelhante ao que João Campos tem buscado para compor os quadros da prefeitura: tem disposição, é jovem (30 anos), preto e de origem periférica. Advogado, conquistou seu primeiro mandato legislativo aos 26 anos 

Ligado ao senador Humberto Costa (PT), que ainda não indicou nenhum nome para a atual gestão, o ex-vereador está na lista de possíveis candidatos a deputado pelo PT em 2026. O convite para a Prefeitura do Recife não estaria condicionado à saída do partido para o PSB.

Disputa eleitoral

 Vinicius Castello encerrou o mandato na Câmara de Olinda no fim de 2024. Levou a eleição à prefeitura para o segundo turno, em uma campanha disputadíssima e que teve o apoio do PSB e a presença constante do prefeito João Campos na reta final do pleito. Conquistou muitos apoios, incluindo nomes como o do presidente da Câmara, Saulo Holanda, que estiveram no primeiro turno ao lado da prefeita eleita, Mirella Almeida (PSD).

As urnas garantiram 105.616 votos (48,62% dos votos válidos) para Vinicius Castello contra 111.613 votos (51,38%) de Mirella Almeida.

A corrida de Olinda também foi marcada pela rivalidade entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e João Campos. A tucana e o socialista e foram presenças constantes na cidade para apoiar seus apadrinhados eleitorais, respectivamente, Vinicius Castello e Mirella Almeida.

Veja também

Trump tenta impedir publicação de relatório sobre acusações contra si
EUA

Trump tenta impedir publicação de relatório sobre acusações contra si

Musk diz que fim da checagem de fatos da Meta nos EUA é ''genial''
REDES SOCIAIS

Musk diz que fim da checagem de fatos da Meta nos EUA é ''genial''

Newsletter