Logo Folha de Pernambuco

João Campos garante unidade da Frente Popular em torno do seu vice

Com a presença de representantes dos 12 partidos, prefeito apresentou Victor Marques

João Campos apresenta Victor Marques (à esquerda, de branco) como seu candidato a vice-prefeito do Recife - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Ao lado dos presidentes nacionais do PSB e do PT, ontem (22), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), apresentou oficialmente seu ex-chefe de gabinete, Victor Marques (PCdoB), como candidato a vice na chapa da Frente Popular, bloco que reúne uma ampla base de 12 partidos (PSB, PV, PT, PCdoB, União Brasil, Republicanos, MDB, Avante, Solidariedade, Democracia Cristã, Agir e PMB).

Com lideranças representando todas as legendas, o ato teve o tom de unidade em torno do projeto de reeleição do socialista. Em entrevista coletiva, na tarde de ontem, em um hotel na Zona Sul do Recife, João Campos defendeu o nome de Victor Marques, argumentando que ele soma capacidade de gestão com política.  

"Nós tivemos a oportunidade de estar fazendo um governo de muita entrega e muita representatividade. Isso o prefeito não faz só. Precisa de um time engajado e motivado. Tenho certeza e convicção de que Victor representa essa forma de fazer gestão e política, de ter a capacidade de ouvir, a mansidão na escuta, mas a firmeza na decisão, a firmeza de saber dizer e construir as coisas", declarou o prefeito.

Sobre a construção para a escolha do aliado como companheiro de chapa, João Campos respondeu que sempre buscou a unidade na tratativa com partidos aliados.

“É legítimo que os partidos apresentem propostas, ideias, nomes. Faz parte do projeto e do processo político. Que bom que houve a maturidade, a compreensão, a decisão de todos os partidos de chegarem a um nome comum. Tanto é que estamos juntos na certeza do caminho certo, que é trabalhar pelo Recife", declarou.  

O vice

Em sua primeira fala pública após sua escolha como vice, Victor Marques ressaltou que já vem contribuindo com o trabalho do socialista.

"Eu recebi (a notícia da escolha) com muita alegria. Tive a oportunidade de contribuir com a gestão do prefeito João Campos desde o primeiro dia e tenho certeza de que, se assim o povo quiser, vou poder contribuir ainda mais nessa nova posição. Estou preparado", garantiu.  

Ele também falou sobre sua filiação ao PCdoB e construção do seu nome na vice.

"Foi feita uma construção política com diversos partidos, conduzida pelo prefeito João Campos e pelo presidente Lula. Uma construção muito madura. Eu tenho uma honra imensa de estar num partido centenário e tenho certeza de que vou colher bons frutos dentro desse partido", salientou.  

Sobre a possibilidade de assumir a Prefeitura do Recife em 2026, caso João Campos decida se candidatar a governador, Marques enfatizou que o olhar, neste momento, é para 2024.  

Dirigentes

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, endossou o discurso de unidade. A dirigente petista garantiu que o partido “sempre esteve com João Campos e está empenhado na campanha pelo trabalho que ele vem fazendo” no comando da Prefeitura do Recife.  "Foi um processo que nós fizemos de convergência progressiva, de conversas, de construção da unidade", explicou. Já o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, destacou a aliança nacional entre PT e PSB, visando as eleições de 2026. "O PSB está apoiando o PT em centenas de cidades no país afora. Há uma cooperação recíproca dos dois partidos, que consolidam a relação já histórica desde 1989 na primeira campanha do presidente Lula. Nós estamos apoiando o PT pelo menos em cinco capitais. Nelas o PT também tem liberdade de escolher lá nessas capitais o seu vice", disse Siqueira. O ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também elogiou a escolha de Victor Marques (PCdoB) para a vaga de vice na chapa de João Campos. Em agenda oficial no Tocantins, Silvio foi representado na reunião da Frente Popular do Recife pelo presidente do Republicanos, Samuel Andrade, e pelo seu irmão, o advogado Carlos Costa.  “Mais do que uma foto, o que temos aqui é a representação do diálogo e da unidade política. A Frente Popular do Recife renova a esperança e avança com novos passos, ao escolher o nome de Victor Marques, da Federação (PCdoB, PT e PV), que representa uma decisão acertada deste conjunto de forças liderado pelo prefeito João Campos”, defendeu.

Veja também

Newsletter