João Campos na rota de campanhas do Brasil
O prefeito do Recife participou de ato de campanha de candidato a prefeito de Belém, ontem
Reeleito no primeiro turno das eleições com 78% dos votos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem a presença requisitada para participar de atos de campanha em outras capitais do Brasil. Ontem, ele visitou Belém (Pará) para apoiar o candidato a prefeito Igor Normando (MDB).
Durante seu discurso no ato político, João Campos abordou sua trajetória e defendeu a renovação política pela juventude. Na ocasião, ele relatou que ele se tornou em 2020 o mais novo prefeito das capitais brasileiras e enfrentou a desconfiança de parte da população pela sua idade, mas que acabou sendo reeleito este ano com a maior votação da história do Recife.
“Eu quero dizer para vocês que a juventude está pronta para poder governar, para poder comandar as cidades e para poder fazer bem feito”, defendeu.
Ainda durante seu discurso, João Campos relembrou uma frase de Dom Hélder Câmara, ex-arcebispo emérito de Olinda e Recife, ao afirmar que “a política é o exercício de carregar as pessoas no coração”. O gestor fez questão de diferenciar o lado “do ódio, da raiva, da agressão, da violência” e o lado “que vai trabalhar para o povo e vai carregar as pessoas no coração”.
“Eu não estou aqui para falar mal de ninguém. Mas eu estou aqui para dizer que eu fui deputado federal e conheço quem é quem nessa eleição. Eu conheço Cássio, eu conheço Igor. Eu sei qual é o lado do ódio, da raiva, da agressão, da violência e eu sei qual é o lado que vai trabalhar para o povo e vai carregar as pessoas no coração”, continuou.
Em Belém, Igor Normado, que é apoiado por João Campos, disputa a prefeitura contra Eder Mauro (PL), candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em suas agendas pelo Brasil, João Campos vêm apoiando nas capitais postulantes do campo progressista contra lideranças ligadas ao ex-presidente.
Em entrevista recente, ao Estadão, João Campos defendeu que a esquerda precisa fazer um diagnóstico correto sobre a disputa nos grandes colégios eleitorais e “trazer a pauta mais para o concreto” para melhoria da vida das pessoas.
Leia Também
• Eleições 2024: João Campos viaja para Belém e Natal para apoiar aliados
• Eleições Paulista 2024: Em ato público, João Campos promete ajudar Junior Matuto a governar a cidade
• Padilha ressalta papel de João Campos no enfrentamento da extrema-direita
Chegada
Campos chegou em solo paraense perto das 18h30, e foi recebido por aliados e moradores locais no aeroporto da cidade. O convite para participar do ato político em Belém, no bairro da Pedreira, foi feito pelo candidato a vice-prefeito na chapa de Normando, Cássio Andrade (PSD), que foi secretário de Estado de Esporte e Lazer do Pará, no mandato do atual governador Helder Barbalho (MDB).
Cássio foi deputado federal no mesmo período que João Campos, antes do socialista deixar o legislativo para assumir a Prefeitura do Recife.
Além de João Campos, Cássio Andrade e Igor Normando, quem também marcou presença no evento são o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan Tuma (MDB), Jader Barbalho Filho (MDB) e o prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan (MDB), que foi reeleito com 85,08% dos votos válidos na capital amapaense.
Discursos
Ao chegar no ato de campanha, Normando brincou com João Campos, dizendo que ele aprenderia a o “treme”, uma tendência de dança paraense que surgiu na periferia do estado e se tornou bastante popular. Em resposta, João disse que ensinaria o “passinho”, estilo de dança pernambucano popular.
O Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, comemorou a presença de João Campos e de Dr. Furlan: “Estamos com os prefeitos mais bem votados do Brasil entre as capitais. Aqui nesse palanque só tem campeão”.
Natal
Além de reforçar campanhas em Fortaleza (CE) e Belém (PA), João Campos viaja hoje para Natal, no Rio Grande do Norte, onde apoiará a candidata petista Natália Bonavides, que está no segundo turno contra Paulinho Freire (União Brasil).
Na terça-feira passada (15), João Campos esteve em Fortaleza, no Ceará, para reforçar a campanha de Evandro Leitão (PT), que concorre ao executivo cearense contra o deputado bolsonarista André Fernandes (PL).
Em Pernambuco, Campos participou de ato ao lado do candidato Vinicius Castello (PT), em Olinda. Nos últimos dias da campanha eleitoral, ele também deve cumprir agenda com Júnior Matuto (PSB), em Paulista.