João Campos quer zerar fila para creches
Prefeito encaminhou projeto de lei para a instalação de 40 novas unidades
A Prefeitura do Recife deu um passo importante para zerar a fila de vagas de creche na cidade. Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal propõe a construção de 40 novas unidades, com capacidade para cerca de 9 mil novas vagas na rede de educação do município.
A mensagem, que será apreciada pelos vereadores, visa autorizar a contratação de Parceria Público-Privada (PPP) para edificação, manutenção e operação de serviços não educacionais de novas creches. As atividades pedagógicas continuarão sendo realizadas pela prefeitura.
Período integral
As novas creches-escolas atenderão os estudantes em período integral, com idades entre 0 e 5 anos, sendo 5,4 mil vagas de creche e 3,6 mil vagas de pré-escola. O projeto, atrelado a outras iniciativas já consolidadas da atual gestão, tem o objetivo de zerar o déficit de vagas na educação infantil.
Desde 2021, já foram entregues à população 3.200 vagas em creches e cerca de 2.000 na pré-escola. A meta é garantir 7 mil novas vagas de creches até o final de 2024. Além disso, ainda existe a expectativa da criação de 1.600 postos de trabalhos, com a contratação de professores e outros profissionais da educação. O prazo de concessão e dos serviços da PPP é de 25 anos.
Segurança a longo prazo
“Com muito orgulho, seremos uma capital brasileira que vai zerar o déficit de vagas de creche. Vamos construir até 40 novas unidades, gerando 9 mil vagas através de uma PPP, uma Parceria Público-Privada. É importante esclarecer que a educação não será privatizada, todos os professores e trabalhadores da educação serão servidores públicos, a construção do prédio, a manutenção, a segurança e a limpeza serão ofertadas pela iniciativa privada, como já é feito. Teremos um contrato que vai dar uma segurança a longo prazo, fazendo com que o produto a ser entregue seja de alta qualidade. Para isso, também teremos lá na frente a contratação de 1.600 professores, disse o prefeito João Campos.
As novas creches-escolas terão salas climatizadas e estrutura para o maior desenvolvimento das atividades envolvendo as crianças e os profissionais da rede pública de ensino do Recife.
O projeto envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e a de Educação (SEDUC). O projeto conta ainda com a participação da Recife Parcerias e do BNDES.