João Campos, Raquel Lyra e Lula repercutem retorno de Donald Trump à presidência dos EUA
Políticos brasileiros comentaram a vitória do republicano nas eleições norte-americanas
A eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos tem gerado reações no mundo, incluindo entre líderes brasileiros. Nesta quarta-feira (6), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia declarado apoio à candidata democrata Kamala Harris, parabenizou Trump por seu iminente retorno à Casa Branca.
"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", afirmou Lula.
João Campos
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que também ocupa interinamente a Presidência Nacional do Partido Socialista Brasileiro, destacou a influência dos Estados Unidos no cenário global.
“É claro que o mundo fica de olho. É a maior economia do mundo, é a maior democracia do mundo, então é um momento de observação. É natural que os movimentos dos Estados Unidos tenham grande influência no mundo inteiro. Temos que observar, desejar sucesso e buscar harmonia. O papel de quem valoriza a democracia é buscar parcerias institucionais, independente de posições políticas divergentes. Os estados são maiores do que governos”, declarou João Campos.
Raquel Lyra
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também comentou a vitória de Trump e seus possíveis impactos.
“O que acontece nos Estados Unidos traz, sem dúvida, impactos no mundo, principalmente nas diretrizes econômicas e na questão ambiental. Na prática, vamos precisar acompanhar o que será esse governo. O presidente Trump tem o desafio de lidar com o Brasil nas relações entre os dois países. O Brasil precisa estar atento, mantendo relações fortes com os Estados Unidos”, disse Raquel Lyra.
Leia Também
• Debate Trump x Kamala: democrata adota postura ofensiva e republicano mais defensivo
• Frente Parlamentar Brasil-Estados Unidos parabeniza vitória de Donald Trump
• Gilson Filho diz que foi convidado por Trump, junto com o pai, para acompanhar apurações dos EUA
Geraldo Alkmin
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alkmin (PSB), também parabenizou Donald Trump pela vitória, nos Estados Unidos.
“Parabenizo a vitória eleitoral de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos da América com votos de que seja um período de promoção da paz, do desenvolvimento econômico e social, e de ainda maior ampliação da parceria entre Brasil e EUA”, afirmou Alckmin.
Retorno de Trump
Donald Trump voltará à presidência dos Estados Unidos após vencer as eleições com uma campanha marcada pelo anti-imigração, protecionismo econômico e oposição ao politicamente correto, o que tem gerado preocupações em diversos países. O republicano conquistou 291 votos no Colégio Eleitoral, superando os 223 de Kamala Harris, conforme resultados provisórios. Após o anúncio da vitória, Trump prometeu "curar" os Estados Unidos.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.