João Campos: “Recife tem pressa e nós temos compromisso com ainda mais resultados”
Em discurso de posse, João Campos relembrou trajetória e destacou prioridades da gestão
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tomou posse nesta quarta-feira (1º), ao lado dos vereadores eleitos e do seu novo vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB). Em seu discurso, o socialista relembrou sua trajetória e ressaltou as prioridades para o segundo mandato.
"Há exatos quatro anos, em um primeiro de janeiro como esse, vi o meu coração bater como nunca. Nascia ali a materialização do compromisso com o Recife. Não foram os passos fáceis, mas os passos firmes que nos fizeram seguir em frente. Se renovamos a esperança é porque não fizemos isso sozinhos", disse o prefeito.
Ele reconheceu que, apesar das dificuldades, a cidade avançou de forma unida, superando desafios como a pandemia da Covid-19.
"Foi preciso novamente correr para mostrar ao país que era possível vacinar com organização e eficiência. Escolher o dia, o local e o horário da imunização foi o primeiro passo mais concreto para uma transformação digital que apresentou à população uma porta de entrada diferente do serviço público", afirmou, destacando a modernização no atendimento público.
Leia Também
• João Campos toma posse para segundo mandato como prefeito do Recife
• Romerinho Jatobá é reeleito para a Presidência da Câmara do Recife
• Samuel Salazar continua como líder do governo na Câmara do Recife
Reconstrução
João Campos também enfatizou que, embora o Recife tenha avançado, ainda há muito a ser feito. Segundo o prefeito, o país vive um momento de reconstrução.
"O Brasil vive uma era de reconstrução, com a busca pelo retorno do crescimento econômico responsável, que abrace a inclusão social. Dois movimentos que antes foram feitos em décadas, agora precisam ser postos à prova em poucos anos. Princípios que antes pareciam básicos e de amplo entendimento coletivo hoje precisam ser reafirmados à exaustão: democracia, justiça social, solidariedade e bem-comum.”
O prefeito também reafirmou seu compromisso com a precisão na gestão pública e a implementação de um governo em rede, destacando a importância da tecnologia e da transparência na comunicação com a população.
"A política não pode falhar enquanto política", declarou, defendendo a união como princípio essencial para o progresso da cidade.
Frente Popular
João Campos ainda elogiou a trajetória da Frente Popular do Recife, destacando a união de 12 agremiações e o trabalho conjunto que resultou em avanços para a cidade.
"A Frente Popular do Recife voltou a nascer grande", afirmou, agradecendo o apoio de diversas lideranças e aliados políticos.
O prefeito agradeceu o time anterior de secretários e a ex-vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT), que assumiu a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife. Campos também fez elogios ao seu novo vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques.
"Agradeço a Victor, companheiro de jornada de tanto tempo, que agora é vice-prefeito eleito do Recife. Um guerreiro de muitas batalhas, com sensibilidade política e muito conhecimento de gestão. Não me canso de repetir: quem conhece Victor, gosta de Victor. Eu não tenho dúvidas que, trabalhando ao seu lado, vamos fazer o Recife chegar ainda mais longe", disse.
População
Citando Gilberto Gil, o prefeito ressaltou a necessidade de escutar a população.
“A política só marca gol quando se faz com escuta, com verdade e com vontade. É ouvir para acertar, sabendo também a hora de ousar. Como disse Gilberto Gil, ‘o povo sabe o que quer, mas o povo também quer o que não sabe”.
“O Recife surpreendeu o país e o Brasil voltou a se surpreender com o Recife. Isso só aconteceu porque os compromissos assumidos não nasceram entre as paredes de um gabinete. Foram pactuados todos os dias nos morros de Casa Amarela, no Ibura, em cada bairro e em cada comunidade”, destacou João Campos.
Compromissos
Durante seu discurso, o prefeito reafirmou os compromissos para o novo mandato.
“Os novos espaços urbanos irão avançar por ainda mais bairros e regiões, fazendo o convite permanente à população para viver a cidade. Vem aí as novas etapas do Parque da Tamarineira, o Parque do Aeroclube, de Roque Santeiro, de Tejipió e, também, o novo parque de Cajueiro. Tudo isso, junto com novas praças com um novo padrão de qualidade que chegaram para marcar um novo momento de convivência das pessoas com o Recife.”
João Campos também reforçou o compromisso com a saúde pública: “A expansão com atenção básica, obrigação constitucional, dará novos passos à frente, com a chegada de novas estruturas e mais profissionais para um cuidado cada vez mais transversal. Seguimos em ritmo acelerado com a construção do Hospital da Criança, a maior obra pública de saúde em toda a Região Metropolitana, que fica pronto em 2025.”
A educação também foi destacada como prioridade: “A educação seguirá como passaporte para o futuro, mudando a história de uma geração. Se foi possível sonhar e dobrar o número de vagas de creche, fazendo em quatro anos mais do que foi feito em 40 anos, agora teremos a oportunidade de triplicar.”
O prefeito enfatizou o compromisso com a continuidade e a inovação.
"Se batemos recorde na proteção de famílias em área de morro, a hora é de seguir em frente", disse, citando obras e avanços na área da saúde, educação e infraestrutura. "Recife tem pressa e nós temos compromisso com ainda mais resultados."
Família
João Campos encerrou o discurso homenageando sua família. Agradeceu à namorada, a deputada federal Tabata Amaral: “A distância que nos separa fica pequena diante do amor e do afeto que nos une”; aos irmãos: “Vocês seguem como um porto-seguro, uma fonte inesgotável de energia”; e à mãe, Renata Campos: “Uma mulher de fibra, corajosa e de uma sabedoria alimentada por uma sensibilidade única, que faz do exemplo uma inspiração.”
O prefeito também relembrou seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, que faleceu há mais de 10 anos.
“A poucos metros daqui, há dez anos, vi o meu pai, Eduardo Campos, se despedir do Palácio do Campo das Princesas para nunca mais voltar. Com ele, tive a oportunidade de aprender muito do que trago comigo hoje.”