João Paulo Costa é reeleito presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe
Deputado do PCdoB seguirá no comando do colegiado no biênio 2025-2026; Rodrigo Farias (PSB) assume c
O deputado João Paulo Costa (PCdoB) foi reeleito, nesta terça-feira (25), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele seguirá à frente do colegiado no biênio 2025-2026. Para a vice-presidência, foi escolhido o deputado Rodrigo Farias (PSB).
Após a eleição, João Paulo Costa ressaltou a importância da comissão, criada por meio de um projeto de resolução de sua autoria. “Quero dizer que estou muito feliz de estar sendo reconduzido à presidência desta comissão, que consideramos essencial para garantir os direitos dos consumidores pernambucanos. Nós ouvimos também os empreendedores, aqueles que garantem a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda ações realizadas em sua gestão anterior, como audiências públicas para discutir a precariedade das instalações do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que resultaram no anúncio da reforma do órgão pelo Governo do Estado. “Hoje, o Procon tem um espaço mais adequado para prestar um atendimento humanizado aos consumidores pernambucanos”, pontuou. Outra iniciativa mencionada foi a elaboração de uma cartilha sobre o programa Desenrola Brasil, que renegociou mais de R$ 53 bilhões em dívidas e beneficiou mais de 15 milhões de pessoas.
João Paulo Costa também reforçou o compromisso da comissão em manter um diálogo amplo e ouvir sugestões para novas propostas. “Esta comissão está à disposição do povo pernambucano para receber sugestões de projetos de lei, indicações e requerimentos. Queremos assegurar que os direitos dos pernambucanos sejam a principal bandeira deste colegiado”, destacou.
Além da Comissão de Defesa do Consumidor, também estavam previstas para esta terça reuniões dos colegiados de Agricultura, Ciência e Tecnologia e Redação Final.