Logo Folha de Pernambuco

José Patriota diz que Congresso foi omisso na regulação do piso da educação

O deputado estadual também falou sobre resultado do Censo

Foto: Júnior Soares

José Patriota, deputado estadual (PSB) foi o entrevistado do Folha Política na Rádio Folha FM, 96,7. Com os âncoras Jota Batista e Patrícia Breda, a recente polêmica sobre reajuste salarial dos profissionais da educação foi abordada pelo parlamentar. Na sua opinião, do ponto de vista legal, o próprio Congresso Nacional foi omisso ao deixar de apresentar uma lei regulamentando a questão do piso com repercussão na carreira inteira, e argumenta que foi definida a base salarial, ficando as questões ligadas a carreira para livre negociação entre os profissionais da educação nas diferentes esferas de atuação profissional e enfatizou: “Aos prefeitos, nós recomendamos e orientamos que cada um sentasse com a categoria, negociasse, mostrasse os números na mesa e fizessem alguma oferta, alguma proposta.” O deputado acrescentou que em Pernambuco faltou diálogo e que a governadora Raquel Lyra conduziu o processo que levou a radicalização e agora fica a expectativa para acompanhar as próximas negociações salariais. 
Patriota também fez críticas ao censo 2023 afirmando que em  Pernambuco inúmeras casas não foram visitadas, domicílios que por motivos diversos encontravam-se fechados, até pela própria movimentação da população em busca de oportunidades em outras cidades. Para minimizar os efeitos da perda de repasse de recursos por parte do Fundo de Participação dos Municípios, norteada pelos resultados do Censo, houve a mobilização dos prefeitos para que fosse realizada uma revisão nesses números e em alguns casos a situação de perda foi revertida. 
Para os que tiveram o percentual de repasse reduzido,  a diferença será diluída em dez anos através do projeto de lei sancionando pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, tudo isso fruto da movimentação municipalista, pontua o parlamentar.
Questionando sobre uma possível candidatura a prefeitura de Afogados da Ingazeira, José Patriota que por duas vezes esteve a frente da administração do município, afirmou que essa possibilidade “não está no roteiro” salientado que a cidade tem um prefeito jovem, criativo,  inteligente, e que Sandrinho Palmeira (PSB) representa a renovação com uma participação inovadora na gestão pública.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

https://folhape.us21.list-manage.com/subscribe?u=059542355022c94958e301131&id=7d803d9d39

Veja também

Newsletter