Juízes de PE promovem mobilização nesta terça

A Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) promove, nesta terça-feira (4), uma mobilização para protestar contra as propostas que tramitam no Congresso Nacional que buscam cercear o exercício da atividade, segundo a entidade. O ato será realizado às 10h, no auditório do 2º andar do Fórum Rodolfo Aureliano.

A manifestação está integrada à mobilização nacional articulada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que na quarta-feira (5) também promove ato em Brasília. O movimento nacional é coordenado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

Entre as propostas que tramitam no Congresso rejeitadas pela magistratura estão o Projeto de Lei 280/216, que sugere mudanças na lei sobre abuso de autoridade; e o PLP 257,2016, sobre a renegociação das dívidas dos Estados, mas que mexe com o direitos dos servidores.

Para o presidente da Amepe, desembargador Antenor Cardoso, o PL 280/216 é prejudicial ao exercício das atividades dos agentes da Justiça. O presidente citou como uma das propostas prejudiciais do PL o artigo 13, que proíbe "constranger alguém, sob ameaça de prisão, a depor sobre fatos que possam incriminá-lo. "O tipo legal ‘constranger’ é aberto, ou seja, pode conduzir a interpretações não pretendidas pelo legislador e dificulta a aplicação da norma”, argumentou.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter