Juntos Pela Segurança aposta na integração de secretarias para combater à violência
Uma reunião foi realizada nessa segunda (8) para avaliar os números da segurança em Pernambuco
O Juntos pela Segurança, programa de combate à violência substituto do Pacto pela Vida, teve mais uma reunião realizada nessa segunda-feira (8), na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife. Com a governadora Raquel Lyra nos Estados Unidos para uma agenda em Havard, a governadora em exercício, Priscila Krause, presidiu a reunião, que promoveu uma integração com várias secretarias e órgãos do Estado. De acordo com o Governo, a reunião de monitoramento do programa é realizada semanalmente, com a finalidade de debater as metas e estratégias para o combate à violência.
Entre as secretarias participantes estavam a secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Defesa Social; Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à violência; Administração Penitenciária e Ressocialização; Mulher; Criança e Juventude; Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, entre outras.
A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou a importância da integração para o sucesso do programa. “Para alinhar e integrar as políticas de prevenção à violência, é importante reunir as forças operacionais de segurança e a participação das secretarias, pois só assim conseguimos um resultado sólido, consistente e duradouro”, afirmou Krause.
Também participaram da reunião o chefe da Polícia Civil, delegado Ronaldo Leite, o comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, o gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luciano Alves, o Secretário Executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, entre outros representantes das forças operativas do Estado.
Segundo o Governo, na reunião foram analisados os números e dados dos crimes ocorridos em Pernambuco, para a criação e ajuste das políticas públicas de enfrentamento ao problema. Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a integração das secretarias é importante para a troca de experiências na construção dessas políticas. “Foi uma reunião bem abrangente, com a participação de mais de oito secretarias, cujo enfoque principal foram as ações de prevenção. Discutimos, por exemplo, o programa de abertura de escolas durante os fins de semana em comunidades, a expedição de carteiras de identidade para pessoas que estão no sistema prisional, e debatemos sobre a geração de emprego e cursos profissionalizantes”, explicou o secretário.