Logo Folha de Pernambuco

Kaio Maniçoba cobra aos Governos do Estado e Federal o processo de perenização do Riacho do Navio

Pedido aconteceu durante a campanha “Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico”, em Floresta

Deputado Kaio Maniçoba durante evento em Floresta - Foto: Arthur Marrocos/Divulgação

O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) aproveitou a 10ª edição da campanha “Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico”, no fim de semana, para cobrar ao Governo do Estado e ao Governo Federal o processo de perenização do Riacho do Navio, um dos principais afluentes do Rio Pajeú. Eternizado na música de Luiz Gonzaga e  Zé Dantas, o Riacho do Navio abrange os municípios de Floresta, Betânia e Custódia, todos no Sertão pernambucano.

"Quando a gente traz um evento desses para Floresta, uma cidade no meio do Sertão que não é banhada pelo São Francisco, a gente traz à luz a nossa cidade e nossos problemas, para que sejam debatidos, e mostrado o Rio São Francisco. A gente fala sobre seus afluentes, desertificação, assoreamento, mas às vezes a gente não fala daquilo que a gente quer", pontuou o deputado em um de seus discursos

Kaio Maniçoba ressaltou não poder falar do São Francisco sem lembrar o Riacho do Navio, uma de suas bandeiras desde que era deputado federal. "Ao longo do tempo o riacho secou. Não é mais perene. Vive de água das chuvas e de alguns afluentes. Nossa luta é para que a Barragem do Muquém, feita pela transposção, jogue água para a Barragem do Juá, soltando água, ela pereniza o Riacho do Navio, e será a redenção para a nossa região", enfatiza.

O entorno do riacho tinha as áreas mais férteis da cidade. Hoje não há mais garantia hídrica, de acordo com o deputado. "Você começa a plantar uma roça e não sabe como termina porque não sabe se terá água. Com ele perene, é outra coisa. Floresta já foi maior produtor de melão, de tomate e ao longo dos anos deixou de ser. Perdeu para outros lugares", lamenta.

Não existe um projeto para viabilizar essa mudança, segundo Kaio Mançoba, mas existem todos os meios. "É muito fácil. Existe a água, existem as barragens. Basta o Governo do Estado e o Governo Federal quererem fazer isso, aí vira uma realidade", aponta o deputado, que tem base eleitoral na região.

Na última sexta-feira, Kaio Maniçoba recebeu o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e os secretários estaduais Aloisio Ferraz, de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, e Almir Cirilo, de Recursos Hídricos e Saneamento, que participiaram do evento na sexta e no sábado. Com o foco em ampliar a conscientização para preservação do Velho Chico, a campanha levou atividades de educação ambiental, palestras e oficinas para Floresta.

"É preciso ressaltar o empenho da vice-prefeita Bia Numeriano para que este evento se tornasse realidade. Vamos continuar trabalhando também pelo meio ambiente, visando o presente e as gerações futuras, em torno de políticas assertivas em torno da preservação da natureza", ressaltou o deputado que nasceu no município

O ministro Andre de Paula destacou que a campanha tem como objetivo "honrar e exaltar a rica diversidade cultural e os saberes tradicionais dos povos que habitam a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco". Ela também sublinhou a necessidade de assegurar os direitos territoriais e a conservação do rio, tanto para as comunidades quanto para o ecossistema que ele sustenta.

Também participaram da programação, os deputados estadual José Patriota (PSB) e federal Pedro Campos (PSB) e líderes políticos da região. 

Veja também

Newsletter