Kaio Maniçoba quer Comissão Externa para garantir energia a agricultores do Sertão
Deputado chamou a atenção para crise energética enfrentada por pequenos produtores rurais
O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) usou a tribuna, na reunião plenária realizada na Alepe na tarde desta terça-feira (10), para fazer um apelo ao Governo Federal na priorização de políticas que atendam aos agricultores dos perímetros irrigados do Sertão de Pernambuco e da Bahia.
Maniçoba denunciou os prejuízos que os pequenos produtores da região vêm tendo com o atraso nos repasses do Governo Federal à concessionária de energia local, a Neoenergia.
“Esses trabalhadores dependem exclusivamente do que plantam para sobreviver, e a falta de energia ao amanhecer compromete toda a cadeia produtiva e a dignidade dessas famílias”, afirmou Maniçoba, destacando sua indignação com a situação.
Leia Também
• Projetos da governadora são aprovados em plenário da Alepe
• Presidente da Alepe ainda não sabe se fica no PSDB, mas já tem candidatos ao Senado
• As forças políticas na composição da nova mesa diretora da Alepe
Para enfrentar o problema, ele propôs a criação de uma Comissão Externa, composta por representantes estaduais e federais, para acompanhar as ações e desenvolver soluções eficazes que garantam a continuidade da agricultura na região.
“Por diversas vezes ao longo do nosso mandato, tivemos que vir aqui trazer a nossa preocupação e a nossa indignação com esses cortes de energia nos perímetros irrigados no Sertão de Pernambuco e no Sertão da Bahia", afirmou o deputado.
A iniciativa do deputado é um passo crucial para solidificar a agricultura familiar em um cenário de desafios econômicos e sociais. Com o apoio conjunto do Governo Federal, do Estado de Pernambuco e de outros órgãos competentes, Kaio Maniçoba reforça a importância de preservar a sustentabilidade e assegurar melhores condições de vida para os agricultores que mais necessitam.