Logo Folha de Pernambuco

Lampejos reformados

Pedro Valdo deu nome ao movimento dos valdenses - Reprodução da internet

Hely Ferreira  

Os dois primeiros séculos do segundo milênio, deram sinais de que haveria mudanças na Igreja e na parte do mundo Ocidental.

A cristianização dos vikings, que até então era um povo extremamente violento. Tanto é, que perseguiram igrejas e mosteiros nos séculos XI e XII.

Depois de cerca de 400 anos de opressão islâmica contra os cristãos do Oriente, a igreja resolveu confrontar as atrocidades. Dando início em 1095, pelo papa Urbano II, as cruzadas.

O papa Gregório VII, defendeu que se construíssem escolas nas dependências das catedrais. O núcleo se tornou em universidades. Frutos do decreto de Carlos Magno. As principais universidades foram Bolonha (1088), Oxford (1096), Paris (1150) e Cambridge (1209).

No quadro assim, apareceu Pedro Valdo, que abandonou a riqueza, dando nome ao movimento dos valdenses. É considerado o mais velho precursor da Reforma. Importante lembrar, que não se deve confundir com os Cátaros, ou Albigenes. Há livros que os colocam juntos, mas esse segundo grupo é considerado herético.

Pedro Valdo era um comerciante rico de Lyon, entre os anos de 1160 e 1176. Existem várias narrativas com relação a sua conversão ao cristianismo, mas o texto de Mt. 199: 16 -21 é o que se fala que foi decisivo em sua vida. Ao se converter ao cristianismo, juntou o suficiente para ajudar aos necessitados e restituiu aos que havia defraudado. Além disso, remunerou dois clérigos para que traduzissem partes do Novo Testamento. Com as cópias, ele se dedicou a ensinar o batismo de adultos e o retorno às escrituras.

Em 1779, seus seguidores compareceram ao IIII Concílio de Latrão. O papa Alexandre III reconheceu o valor das ideias do grupo. Porém, no ano de 1183, ele e os seguidores. Foram impedidos de pregar pelo bispo de Lyon, tendo a concordância do papa Lúcio III, passando o grupo a se reunir em grutas.

P.S. Este artigo é o primeiro de uma série com relação aos 500 anos da Reforma Protestante.

Hely Ferreira é cientista político e escreve no Blog da Folha nas quintas-feiras.

Veja também

EUA abre investigação sobre sistema de automação da Tesla após 4 batidas e uma morte
'Full Self-Driving'

EUA abre investigação sobre sistema de automação da Tesla após 4 batidas e uma morte

Vendas do iPhone 16 disparam 20% na China, com retomada da demanda
ÁSIA

Vendas do iPhone 16 disparam 20% na China, com retomada da demanda

Newsletter